Solidariedade

Profissionais de saúde oferecem orientações gratuitas por telefone sobre o novo coronavírus

Ministério da Saúde publicou portaria que regulamenta atendimentos médicos a distância

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 24/03/2020 às 13:23 | Atualizado em 24/03/2020 às 15:27
JC Imagem
O aplicativo é gratuito e disponível para dispositivos com sistema operacional Android - FOTO: JC Imagem

Após o Ministério da Saúde publicar uma portaria que regulamenta atendimentos médicos a distância, por teletrabalho, excepcionalmente durante o período de pandemia do novo coronavírus, diversas unidades de saúde e profissionais de Pernambuco estão oferecendo orientações gratuitas sobre a covid-19 por telefone ou através das redes sociais.

Com mais de 9 mil seguidores em seu perfil do Instagram, a dermatologista Dra. Cynthia Cabral (@dracynthiacabral), comunicou, por meio de uma postagem na rede social, que caso alguém tenha dúvidas sobre o novo coronavírus poderá, sem custo, mandar uma mensagem privada para que ela dê orientações.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Estou à disposição para ajudar! Juntos podemos fazer a diferença! #fiquememcasa #contraocorona #ajudamedica

Uma publicação compartilhada por ????????????. ???????????????????????????? ???????????????????????? ???? (@dracynthiacabral) em

“Entendi ser prudente da minha parte ajudar as pessoas que precisam de informações e tirar dúvidas sem que as mesmas precisassem sair de casa, Na realidade não faço ‘atendimentos’, mas respondo as dúvidas e ajudo nos esclarecimentos sobre medidas preventivas e como proceder frente aos fatos e à doença”, disse a médica.

Dra. Cynthia também falou que nesse momento de crise é necessário que as pessoas se unam e se ajudem. “Se pudermos fazer algo que irá melhorar o estado emocional daquela pessoa ou irá melhorar seu entendimento sobre o que está sendo vivido, vamos fazer. Fazer o bem não faz mal a ninguém”, concluiu.

Orientação que acalma

A empresária Eliane Correia, 72 anos, estava com uma consulta marcada na Otoface Recife, clínica que oferece serviço multidisciplinar, quando as consultas eletivas foram suspensas pelo Ministério de Saúde. Com isso, ela ligou para o local para obter mais informações sobre a consulta suspensa e aproveitou para tirar dúvidas sobre os sintomas do novo coronavírus, visto que ela estava enfrentando um problema na garganta.

Durante a conversa com o médico do outro lado linha, Eliane, que faz parte do grupo de risco da covid-19, foi informada que os sintomas que ela estava sentindo até o momento não eram graves que ela só procurasse uma unidade de saúde, caso tivesse febre e falta de ar. A empresária informou que se sentiu mais calma com as orientações recebidas.

Com atendimentos em horário comercial, os médicos Dr. Rodrigo Leão, Dr. Corintho Viana e Dra. Carla Silveira, da Otoface Recife, também passaram a oferecer orientações e esclarecimentos aos pacientes por meio de telefonemas e do aplicativo WhatsApp desde que as consultas da clínicas foram suspensas.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

?? Atenção ?? Visando o bem-estar de nossos pacientes frente ao surto de Coronavírus (COVID-19) decidimos suspender os atendimentos eletivos (consultas agendadas). Seguindo orientação do CREMEPE e SIMEPE em procedimentos eletivos. Estaremos disponíveis para orientações, dúvidas, urgências e esclarecimentos no (81) 9.8810-5662. Agradecemos a compreensão de todos. ????Dra Carla Cavalcanti CRM-13330 Dermatologista e Cosmiatria ????Dr. Corintho Viana CRM-PE 13328 Otorrino e Cir. Crânio-Maxilo-Facial @corinthoviana ????Dr. Rodrigo Leão CRM-PE 12993 Otorrino e Cir. Cabeça e Pescoço @rodleao_otoface #aviso #atencao #coronavirus #covid19 #surto #pandemia #cremepe #simepe #ampe #otofacerecife #otoface #recife #otorrino #otorrinolaringologista #saude #medicina #dermatologia #pediatria #fiqueemcasa

Uma publicação compartilhada por OTOFACE RECIFE (@otofacerecife) em

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Comentários

Últimas notícias