COVID-19

Prefeitura do Recife usa GPS de celular para saber quais bairros estão cumprindo monitoramento de coronavírus

O monitoramento foi anunciado pelo prefeito Geraldo Júlio (PSB) nesta terça-feira (24)

Mirella Araújo Rute Arruda
Cadastrado por
Mirella Araújo
Rute Arruda
Publicado em 24/03/2020 às 15:39 | Atualizado em 24/03/2020 às 16:42
Foto: Pixabay
A ferramenta está disponível no site e para smartphones com sistema Android - FOTO: Foto: Pixabay

A Prefeitura do Recife anunciou, na tarde desta terça-feira (24) que está usando o GPS dos celulares dos moradores da cidade para saber quais são os bairros que estão cumprindo o isolamento determinado pelas autoridades durante a pandemia de coronavírus. A medida faz parte do Plano Municipal de Contingenciamento COVID-19 que, ao todo, conta com 145 ações. Segundo o prefeito Geraldo Júlio (PSB), 700 mil smartphones estão sendo monitorados, mas que nenhum dado pessoal é de acesso da PCR. 

Caso haja descumprimento do isolamento, o prefeito do Recife informou que será enviada uma mensagem coletiva aos bairros que não estão cumprindo a determinação. Os bairros que cumpriram com mais rigor o isolamento, segundo a Prefeitura do Recife, durante o sábado (21), domingo (22) e segunda (23), são: Paissandu (área central do Recife), Derby (área central), Poço da Panela (Zona Norte), Totó (Zona Oeste), Porto da Madeira (Zona Norte), Cabanga (área central), Guabiraba (Zona Norte), Campo Grande (Zona Norte), Várzea (Zona Oeste) e Beberibe (Zona Norte). 

"Monitorar bairro a bairro, aonde a orientação de ficar em casa está sendo cumprida permite uma série de ações do poder público para ampliar o número de pessoas que ficam em casa. Então, por exemplo, se você conhece os bairros onde estão sendo cumpridos esse isolamento e os bairros que tem menos gente cumprido você orienta, por exemplo, seus carros de som, a prefeitura tem, hoje, 20 carros de som rodando a cidade. E sabendo bairros onde não está sendo cumprido as orientações, a gente pode orientar os carros de som", explicou o prefeito Geraldo Júlio. Ao todo, quatro carros de som já estão circulando por dia, sete dias da semana, pelas ruas do município divulgando sobre a importância de ficar em casa e evitar aglomerações. O gestor ainda explicou que mensagens poderão ser enviadas de forma coletiva à população com avisos para que fiquem em casa. 

Casos de coronavírus em Pernambuco

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou, nessa segunda-feira (23), que subiu para 42 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. Até o momento, não há nenhum óbito relacionado à covid-19 no Estado. Dos 42 infectados, 31 estão em isolamento domiciliar, oito estão internados (sete em hospital privado e um em hospital público) e três apresentaram cura clínica. No Brasil, são mais de 1.891 casos confirmados, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde dessa segunda.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias