Transtornos

Veja situação de cidades do Sertão de Pernambuco após fortes chuvas

Cerca de 37 famílias, ao todo, estão desabrigadas nas cidades de Afogados da Ingazeira e Serra Talhada

Publicado em 27/03/2020 às 12:00

Após dias de chuva que contribuíram para o transbordamento de várias barragens na região do Pajeú, Sertão Pernambucano, os municípios de Afogados da Ingazeira e Serra Talhada amanheceram o dia sem chuvas fortes e contabilizando prejuízos, nesta sexta-feira (27). 

Segundo o balanço divulgado pela Casa Militar através da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado, 26 famílias ficaram desabrigadas, oito famílias desalojadas, oito casas foram destruídas e 26 danificadas, em Afogados da Ingazeira. Já em Serra Talhada, 11 famílias ficaram desabrigadas e nove famílias desalojadas. A prefeitura da cidade montou uma estrutura em uma escola para assistenciar as pessoas que acabaram ficando desabrigadas com a enchente.

>>Rio Ipojuca, em Caruaru, registra nível acima da cota de alerta, segundo Apac

>>Fortes chuvas causam transtorno em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco

Em Afogados da Ingazeira, além do dano humano no município, a chuva também afetou a Rodovia PE 292. Procurada pela reportagem do Jornal do Commercio, a Secretaria de Infrestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), revelou que as obras de recuperação de acesso ao munícipio iniciaram na quinta (26) e deverão ser concluídas dentro de 30 dias, à depender das condições climáticas da região. A intervenção de recomposição da cabeceira da ponte na rodovia está sendo realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Em nota, a Defesa Civil informou que está trabalhando em parceria com as prefeituras dos munícipios afetados. "A Defesa Civil do Estado está com equipes de plantão nos locais afetados trabalhando em conjunto com as prefeituras e com o Corpo de Bombeiros Militar, que conta com três viaturas e dez militares no município de Afogados da Ingazeira e quatro viaturas e duas embarcações que removeram vítimas que estavam ilhadas no município de Serra Talhada". A Defesa Civil do Estado instalou um Sistema de Comando de Incidentes nesta sexta-feira (27) para dar continuidade no monitoramento e no apoio aos munícipios. A central de operações do órgão está de plantão 24h pelos telefones 199 e 3181-2490.

A Assessoria de Comunicação da Defesa Civil do Estado informou que o número de pessoas desabrigadas pode sofrer alterações até o final do dia. 

 

Últimas notícias