saúde

Jaboatão dos Guararapes retoma campanha de vacinação de gripe nesta segunda (30), após interrupção

Primeira etapa havia sido interrompida na quinta-feira (26) por falta de vacina

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/03/2020 às 17:38 | Atualizado em 29/03/2020 às 18:31
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
IMUNIZAÇÃO Vacinas continuam eficazes e protegendo a maior parte das pessoas que já as receberam - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Depois de ter sido interrompida na quinta-feira (26), a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes retoma nesta segunda-feira (30) a primeira etapa da vacinação contra a gripe, voltada para idosos (60 anos ou mais) e profissionais de saúde. A campanha foi temporariamente suspensa pela falta de doses, que são recebidas do Ministério da Saúde (MS). Lembrando que a vacina não imuniza contra o coronavírus.

>> Brasil tem 4.256 casos de coronavírus e registra 136 mortes

>> Sobe para 73 o número de casos de coronavírus em Pernambuco, sem novas mortes

O município recebeu o segundo lote nessa sexta-feira (27), com 18.310 aplicações da vacina contra a influenza. A expectativa é imunizar 59.174 idosos e 15.528 trabalhadores da área da saúde. Serão disponibilizadas 100 salas de vacinação, nas sete regionais da cidade, além do ‘drive-thru’ montado no estacionamento do Shopping Guararapes, em Piedade.

A orientação é que idosos compareçam às unidades de saúde preferencialmente pela manhã, porque a campanha de imunização das crianças contra o sarampo continua no turno da tarde.

Os idosos acamados serão vacinados no próprio domicílio, e os que se encontram em Instituições de Longa Permanência receberão dose sem precisar sair.

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até dia 15 de abril.Depois, na segunda fase, serão vacinados professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Recife

Na capital pernambucana, a campanha continua nesta segunda, porém com apenas as 27 mil doses restantes. A Prefeitura do Recife não recebeu um novo lote.

Até a sexta-feira, mais de 150 mil pessoas do grupo prioritário foram vacinadas - 60% da meta da Prefeitura do Recife. Só na sexta, foram imunizadas mais de 20 mil pessoas: 4,2 mil idosos nos pontos de vacinação drive thru montados no Shopping Riomar, no Pina, e no Parque da Macaxeira, na Avenida Norte.

Os profissionais de saúde foram vacinados em aproximadamente 150 unidades de saúde do Recife. A medida teve o objetivo de separá-los do grupo com mais de 60 anos. O modelo continua o mesmo nesta segunda, mas um dos pontos de drive-thru mudará de lugar.

O Shopping RioMar continua como um dos locais, mas o outro se muda para a Avenida Recife, na frente do Big Bompreço (antigo Walmart), em Areias, número 3.777. Os drives são fruto de parcerias com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE).

A vacinação de idosos em escolas, creches, clubes e outros locais só será retomada quando a Secretaria de Saúde do Recife receber mais doses de vacina do MS. A expectativa da pasta é ser reabastecida durante esta semana.

"Acredita-se que a procura dos idosos pela imunização excedeu as expectativas, tanto no Recife como em diversas cidades do País, por causa da pandemia da Covid-19. A Secretaria garante que o público prioritário não precisa se preocupar, pois todos serão vacinados até o próximo dia 15, quando acaba a primeira fase da campanha", disse, através da assessoria de imprensa.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias