SAÚDE

Paulista lança aplicativo para monitorar pacientes suspeitos de coronavírus

O Monitore Paulista COVID19 garantirá o acompanhamento diário do paciente com sintomas leves, para que ele não precise se deslocar até a unidade de saúde

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 30/03/2020 às 8:18 | Atualizado em 30/03/2020 às 8:28
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O reajuste vinha sendo implementado pela plataforma desde o início do mês de setembro, mas foi implantado, primeiro, em 20 regiões. Pernambuco ficou de fora. Agora, entrou - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do Paulista usou a tecnologia para diminuir distâncias entre o paciente e a saúde municipal e lança, nesta terça-feira (31), um aplicativo de celular para monitorar os cidadãos com suspeita do novo coronavírus no município pernambucano. O Monitore Paulista COVID19 garantirá o acompanhamento diário do paciente com sintomas leves, para que ele não precise se deslocar até a unidade de saúde. Há, em Pernambuco, 73 casos confirmados da doença, conforme comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde nesse domingo (29).

Como usar?

Para ter acesso ao aplicativo, o usuário terá duas portas de entrada: através da unidade de saúde, depois que for atendido, ou mesmo baixando o aplicativo pelo site da prefeitura www.paulista.pe.gov.br. Ao acessar, o paciente responde o questionário inicial e a partir das informações prestadas passa a ser ou não acompanhado pelo App. O pré-requisito principal é ser morador do Paulista, como explica a secretária municipal de Saúde, Fabiana Bernart.

“Quando o paciente baixa o nosso aplicativo, ele responde um questionário para se cadastrar. A partir deste momento, todo nosso esquema de retaguarda que já está montado, com atendentes ligadas ao sistema do aplicativo, fará uma triagem, classificando o paciente a partir do estado de saúde dele, com classificação de risco por cores – verde, amarelo, laranja e vermelho. O usuário classificado como verde, será monitorado a distância. A medida em que acontecerem mudança de sintomas, informado pelo próprio paciente, através do questionário que ele vai responder diariamente, a equipe de monitoramento irá informando qual o procedimento que deverá adotar, como ficar em isolamento ou se dirigir a um hospital de referência”, explicou Bernart.

Equipe

O Monitore Paulista COVID19 foi construído com a orientação de técnicos da Fiocruz e funcionará em Paulista, contando com seis atendentes na retaguarda, acompanhando por telefone e no sistema online a evolução clínica de cada usuário cadastrado, de acordo com a prefeitura do Paulista. Outro ponto importante deste App é que ele mapeia onde os usuários estão. Isso, segundo a secretaria, facilita do trabalho da gestão, que pode ter uma ação ainda mais efetiva naquela região.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias