Coronavírus

Petrolina amplia prazo de quarentena para impedir a propagação da covid-19

A medida mantém alguns estabelecimentos sem poder funcionar durante esse período

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 30/03/2020 às 20:09 | Atualizado em 30/03/2020 às 20:14
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
O prazo foi ampliado novamente - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Foi assinado nesta segunda-feira (30) pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, um novo decreto estendendo por mais 15 dias as medidas de isolamento social na cidade. A decisão foi tomada após reunião com o Comitê de Enfrentamento ao coronavírus. Com isso, diversos serviços públicos e atividades econômicas seguem suspensas na tentativa de evitar a propagação da covid-19.

>> Bolsonaro acusa governadores de usarem mortes por coronavírus para arrecadar recursos federais

A medida preventiva mantém escolas, faculdades, teatros, centros esportivos, academias, shopping, orla, parque e outros equipamentos fechados. Por conta de um decreto do Governo do Estado, o comércio também seguirá sem funcionar. Farmácias, clínicas médicas, veterinárias, casas de ração animal, lojas de defensivos agrícolas, oficinas mecânicas, postos de combustível, supermercados, mercadinhos, padarias e serviços essenciais como saúde e limpeza poderão funcionar normalmente.

Petrolina tem 8 casos suspeitos da Covid-19. 11 foram descartados e 2 casos confirmados

>> Rio Formoso aprova redução de salário da prefeita e do vice em 50% por conta do coronavírus

>> Coronavírus: Prefeitos do País perguntam se Bolsonaro irá se responsabilizar pelas consequências da reabertura social e ameaçam ir à Justiça 

O documento permite a liberação do funcionamento e traz mudanças, a partir desta quarta (1), para as feiras livres com restrições e fiscalização. A medida visa reforçar o abastecimento alimentar. Cada feira terá um dia específico para funcionar e o limite da capacidade será de 1 pessoa para cada 2 metros quadrados.

O prefeito de petrolina lembrou que a manutenção do isolamento social por mais 15 dias segue recomendações do Ministério da Saúde e os decretos do Governo do Estado. "Desde o começo, nossa postura tem sido de prevenção e diálogo com especialistas em saúde, governos estadual, federal, municípios vizinhos e demais segmentos da sociedade para enfrentar esse desafio. Sei que é uma situação difícil, mas o isolamento social tem sido a forma mais recomendada para evitar um surto maior e um colapso na saúde. Seguiremos monitorando todos os dias e conversando com todos de forma transparente e responsável. Isso não é algo definitivo, mas um momento de sacrifício maior por um bem comum", explicou Miguel.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias