COVID-19

Pernambuco tem em média mais leitos que Espanha e pouco menos que Itália, ambos devastados pelo novo coronavírus

O Estado tem 1,09 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes. Em condições normais, OMS recomenda de 1 a 3 leitos para cada grupo de 10 mil habitantes como o ideal

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 30/03/2020 às 20:56 | Atualizado em 30/03/2020 às 22:56
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Uso de máscaras é obrigatório em todo o Estado - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Com os casos confirmados do novo coronavírus aumentando todos os dias, a corrida do poder público é por leitos que possam atender à demanda dos pacientes infectados. Em Pernambuco, foi anunciada a abertura de mil leitos, sendo 400 de UTI e 600 de enfermarias, para lidar com a crise. O Estado tem hoje 1.100 vagas de UTI no SUS, entre leitos próprios e contratualizados junto à rede credenciada. Isso significa uma proporção de 1,09 leito para cada 10 mil habitantes, mas o secretário de Saúde do Estado, André Longo, admitiu ontem que o Estado precisa aumentar em 40% a capacidade para enfrentar a pandemia.

 

Segundo números de levantamento da conceituada universidade norte-americana Johns Hopkins, a Espanha tem 0,97 leito por cada grupo de 10 mil habitantes, menos que o Estado. Na Itália, o número é de 1,2 por 10 mil habitantes. Na cidade de Em Wuhan, epicentro da covid-19 na China, existem 2,6 leitos de UTI para cada 10 mil pessoas. No pico da pandemia, a cidade chinesa chegou a receber 2.087 pacientes por dia, mais do que o dobro das vagas disponibilizadas em todo o Estado de Pernambuco. 

>> Hospital da Mulher ganha novos leitos de UTI para combate ao coronavírus

>> Cercado pela cúpula do governo e pressionado, Mandetta reforça ação contra coronavírus: 'mantenham as recomendações dos estados'

>> Saiba o que é preciso fazer para receber R$ 600 do coronavoucher para trabalhadores informais

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem uma oferta de 55.101 leitos de terapia intensiva, dos quais 27.445 são do SUS, mas 78% do total de leitos já estão ocupados por outros pacientes. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que exista de um a três leitos de UTI para cada 10 mil habitantes em situações normais.

Países que têm mostrado menores índices de mortalidade em decorrência do novo coronavírus, como a Alemanha, possuem maior oferta de leitos. Por lá, existem 2,9 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, de acordo com levantamento realizado pela Johns Hopkins University. O número é o segundo maior, atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 3,4 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes e uma mortalidade maior que o Brasil. 

Pernambuco

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) destacou que Pernambuco é um dos 10 Estados brasileiros que atendem essa proporção, ocupando o primeiro lugar entre as regiões Norte e Nordeste, de acordo com o Conselho Federal de Medicina. 

Para lidar com a assistência voltada aos pacientes com a covid-19, Pernambuco já anunciou a criação de mil novos leitos dedicados para a doença em Pernambuco, sendo 400 de UTI e 600 de enfermaria. Segundo a SES, nos últimos dias, 88 leitos de UTI e 190 de enfermaria já foram abertos, distribuídos entre os hospitais Correia Picanço, Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e Imip, no Recife; Mestre Vitalino, em Caruaru; Dom Moura, em Garanhuns; Ruy de Barros Correia, em Arcoverde; Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira; e Dom Malan, em Petrolina. “O Estado precisa aumentar em 40% a capacidade de leitos para este momento da pandemia”, disse Longo, durante entrevista online nesta segunda-feira (30).

 

Duas unidades privadas que estavam fechadas, somando 290 novos leitos, também foram requisitadas administrativamente pela gestão estadual. "O Governo de Pernambuco ressalta que vem monitorando, permanentemente, a evolução da doença no Estado e no Brasil, e a partir da necessidade, essa rede será incrementada, seja com a contratação de leitos junto à rede privada, seja com novos leitos na rede própria", diz o comunicado. 

Recife

No Recife, serão abertas 208 no Hospital da Mulher do Recife, sendo 54 UTI e 154 retaguarda. Dessas, 31 UTIs e 34 retaguardas já estão funcionando. 

Em coletiva na tarde desta segunda-feira (30), o prefeito Geraldo Julio voltou a pedir à população que não saia às ruas. "Vamos continuar com campanhas, porque é muito importante que as pessoas fiquem em casa. Já temos uma redução significativa de pessoas nas ruas, mas precisamos que não saiam para evitar o colapso no sistema de saúde, como em outros países", afirmou o gestor. Nesta terça-feira (31), o prefeito deve anunciar a abertura de novos leitos na rede municipal.

Assine a newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Comentários

Últimas notícias