Saúde

Prefeitura anuncia 41 novos leitos no Recife para tratar pacientes com o novo coronavírus

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (31)

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 31/03/2020 às 9:51 | Atualizado em 31/03/2020 às 13:54
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Os 41 novos leitos ficam na Policlínica Amaury Coutinho, no bairro da Campina do Barreto - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, anunciou, em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (31), a abertura de mais 41 leitos na cidade para atender os pacientes do novo coronavírus. As novas vagas começaram a funcionar nesta terça e foram construídas na Policlínica Amaury Coutinho, que fica no bairro de Campina do Barreto, na Zona Norte da capital pernambucana. Ao todo, somando-se aos 65 leitos do Hospital da Mulher do Recife (HMR), a cidade conta com 106 novos leitos funcionando, de acordo com o gestor. O prefeito ainda anunciou que obras estão em andamento nas policlínicas do Recife, o que ele chama de unidades provisórias, para abrir novas vagas destinadas aos pacientes com covid-19.

 

De acordo com o prefeito, a prioridade da gestão é salvar vidas. "Os trabalhos continuam, a humanidade está desafiada, a prefeitura está mobilizada em todas as frentes em um plano, em uma estratégia que tem como objetivo principal salvar vidas. Nós continuaremos trabalhando, de manhã, de tarde e de noite para ajudar os recifenses", relatou. 

Segundo ele, ao todo, as unidades provisórias totalizarão, quando entregues, 163 leitos, sendo 24 deles com respiradores. "Somando os 163 leitos das unidades provisórias com os 208 do Hospital da Mulher, a gente chega a 371 leitos hospitalares para os pacientes com covid-19, sendo 78 deles com respiradores", explicou o gestor. Dos 208 leitos prometidos para o HMR, 54 são de UTI e 154 de retaguarda. Dessas, 31 UTIs e 34 retaguardas já estão funcionando.

Para abrigar os novos leitos, a Policlínica Amaury Coutinho passou por uma adequação na área interna do Serviço de Pronto Atendimento (SPA). Com isso, foram disponibilizados 11 novos leitos de enfermaria, duas salas de observação para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), consultórios e área de manejo e estabilização de pacientes críticos. Na área externa, foi montada uma Unidade Provisória de Isolamento, com mais 30 leitos de enfermaria.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Para abrigar os novos leitos, a área interna do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Amaury Coutinho passou por readequação - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
A Prefeitura do Recife também abriu novos leitos no Hospital da Mulher - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Ao todo, as unidades provisórias, que ficam nas policlínicas, totalizarão 163 leitos, sendo 24 deles com respiradores - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

"Temos aqui 41 leitos abertos exclusivamente para covid-19. Dois desses leitos têm respirador para se a pessoa agravar, se precisar ser entubada para a respiração artificial. Esses respiradores ficam na sala de estabilização, que permitem manter o paciente até que ele seja transferido para uma UTI", afirmou o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, em entrevista à TV Jornal. Segundo ele, o espaço montado na Policlínica Amaury Coutinho tem capacidade de atender até 80 pessoas sentadas e contará com uma equipe exclusive para o atendimento. A unidade funciona 24h.

Além da saúde, durante a coletiva de imprensa, que aconteceu na sede da prefeitura, no Bairro do Recife, no Centro da capital, Geraldo Julio também destacou os esforços relacionados à educação e à área social, diante da pandemia do novo coronavírus. O prefeito falou sobre a distribuição de merendas e cestas básicas às famílias dos alunos das escolas municipais.

Sobre as pessoas em situação de rua, o gestor afirmou que foram abertas 120 vagas em abrigos temporários, com cuidadores e alimentação. "Os nossos restaurantes populares, em um primeiro momento, fizeram a mudança do modelo bandejão para a distribuição de marmitas, de quentinhas. Ao todo, serão entregues 195 mil quentinhas pelos nossos restaurantes durante este período", completou.

Além da Amaury Coutinho, o Recife conta com as policlínicas Professor Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; Gouveia de Barros, na Boa Vista; Salomão Kelner, em Água Fria; Albert Sabin, na Tamarineira; Clementino Fraga, no Vasco da Gama; Professor Barros Lima, em Casa Amarela; Lessa de Andrade, na Madalena; Agamenon Magalhães, em Afogados; Professora Naíde Regueira Teodósio, no Pina; Professor Arnaldo Marques, no Ibura e Centro, em Santo Antônio.

Leitos em Pernambuco

Em Pernambuco, foi anunciada a abertura de mil leitos, sendo 400 de UTI e 600 de enfermaria, para lidar com a crise. O Estado tem, atualmente, 1.100 vagas de UTI no SUS, entre leitos próprios e contratualizados junto à rede credenciada. Isso significa uma proporção de 1,09 leito para cada 10 mil habitantes.

Segundo números da universidade norte-americana Johns Hopkins, a Espanha tem 0,97 por cada grupo de 10 mil habitantes, menos que o Estado. Na Itália, o número é de 1,2 por 10 mil habitantes. Na cidade de Em Wuhan, epicentro da covid-19 na China, existem 2,6 leitos de UTI para cada 10 mil pessoas. No pico da pandemia, a cidade chinesa chegou a receber 2.087 pacientes por dia, mais do que o dobro das vagas disponibilizadas em todo o estado de Pernambuco.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nos últimos dias, 88 leitos de UTI e 190 de enfermaria já foram abertos, distribuídos entre os hospitais Correia Picanço, Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e Imip, no Recife; Mestre Vitalino, em Caruaru; Dom Moura, em Garanhuns; Ruy de Barros Correia, em Arcoverde; Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira e Dom Malan, em Petrolina. "O Estado precisa aumentar em 40% a capacidade de letios para este momento da pandemia", disse André Longo, secretário de saúde de Pernambuco, durante coletiva de imprensa nessa segunda-feira (30).

Comentários

Últimas notícias