aglomeração

Filas enormes em frente a banco em Petrolina violam recomendações sanitárias contra coronavírus

Nesta quarta-feira (1º), dezenas de pessoas se aglomeravam do lado de fora da Caixa Federal do município

Maria Lígia Barros
Cadastrado por
Maria Lígia Barros
Publicado em 01/04/2020 às 11:34 | Atualizado em 01/04/2020 às 12:30
THAISE ROCHA/ REPRODUÇÃO
Liberação de benefícios atraem a população às agências - FOTO: THAISE ROCHA/ REPRODUÇÃO

O pagamento de benefícios no início do mês, que já atrai grande quantidade de gente aos bancos, soma-se ao novo regime de funcionamento das unidades como medida contra o coronavírus e forma enormes filas nas agências. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a realidade não é diferente. Nesta quarta-feira (1º), dezenas de pessoas se aglomeravam do lado de fora da Caixa Federal do município, violando as recomendações de isolamento social preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS).

Demanda aumentada

Segundo a presidenta a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzi Rodrigues, a liberação nesta quarta do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro é outro agravante.

>> Caixa começa a pagar nesta quarta-feira saque-aniversário do FGTS

>> Lotação expõe que bancos do Grande Recife ainda não estão preparados para saque do coronavoucher

"A gente tem feito um esforço para conversar com os clientes, pedindo que, se o caso não for urgente, que esperem. Agente solicitou à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que façam campanha nas redes para que os idosos usem o aplicativo. A gente também quer que os bancos criem novas formas de atendimento, como o atendimento agendado", afirmou.

Os beneficiários de programas sociais que tiverem cartão podem sacar diretamente nos caixas eletrônicos. No entanto, muitos dos clientes não dispõem do serviço. Além disso, outros tipos de atendimento podem ser tratados pela internet, mas uma parte da população não sabe como acessá-los."A questão é a calamidade pública. O povo precisa do banco e muitos não têm habilidades de usar os meios de internet", pontuou Rodrigues.

A Caixa Econômica Federal, como principal operadora das políticas públicas, concentra grande parte dessa demanda, como explica a presidenta. Muitos inscritos no INSS, Benefício de Prestação Continuada e outros programas sociais utilizam a Caixa para sacar os valores.

Funcionamento diferenciado

Em decreto, o Governo de Pernambuco estabeleceu que os bancos são considerados serviços essenciais e, portanto, não podem fechar. A Febraban recomendou uma série de medidas para garantir a operação sem oferecer risco a funcionários e clientes.

Muitas unidades bancárias têm controlado a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento, para evitar a contaminação em ambiente fechado. Com isso, o contingente que aguarda na calçada fica ainda maior.

"A gente está cuidando da saúde dos bancários, mas não podemos desprezar a do cliente, que está esperando do lado de fora. Por isso, não for urgente, espera um pouco. Se possível liga pra agência antes de ir", aconselhou Rodrigues. "A gente acredita que depois do dia 10 a demanda vai diminuir. Então, se puder, espera."

"É um momento muito difícil, que requer muita tranquilidade para compreender que é algo fora do padrão e por isso as filas estão crescendo."

A Caixa em Pernambuco é um dos estabelecimentos que limitam o fluxo de pessoas para manter a distância mínima de 1 metro entre cada um. Além disso, 1.619 agências estão abrindo uma hora mais cedo exclusivamente para clientes do grupo de risco. A lista delas pode ser conferida neste link.  

Ela também reforça aos seus clientes que acessem os serviços por meio dos canais digitais e remotos, como a Agência Digital, telesserviço e SMS.

Comentários

Últimas notícias