doação

Prefeitura de Jaboatão distribui 4 toneladas de alimentos e produtos de limpeza a abrigos de idosos

Doação faz parte das ações do município no enfrentamento à pandemia do coronavírus

Manuela Figuerêdo
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Publicado em 03/04/2020 às 8:32 | Atualizado em 03/04/2020 às 8:46
Chico Bezerra
Donativos vão beneficiar cerca de 300 idosos que moram em abrigos de Jaboatão - FOTO: Chico Bezerra

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, deu início, nessa quinta-feira (2), à distribuição de quatro toneladas de alimentos e produtos de limpeza a dez abrigos de idosos do município. A doação faz parte das ações do município no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Ao todo estão sendo beneficiados cerca de 300 idosos, que necessitam de proteção por fazerem parte do grupo de maior risco.

Durante a entrega no Abrigo Cristo Redentor, no bairro de Cavaleiro, o prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância da união entre o poder público e a população, neste momento. “Essa luta contra o coronavírus é de todos porque esse grupo de idosos é muito vulnerável. Nossa gestão já tem parcerias com os abrigos, mas o momento exige que ampliemos ainda mais o nosso apoio”, disse o gestor.

Presidente do Abrigo Cristo Redentor, Manoel Jerônimo agradeceu pela iniciativa. “A doação desses alimentos e dos materiais de limpeza é muito importante. No dia a dia já temos todo um cuidado com as pessoas que estão aqui e agora principalmente, por ser um grupo de risco”, ressaltou.

Tereza Peixe, conhecida como Dona Peixe, tem 89 anos e há cinco reside no Cristo Redentor. Ela considerou a doação como bem-vinda neste momento e fez um apelo para que sirva de exemplo para outros colaboradores. “Aqui não é um abrigo, é um doce lar, mas por causa dessa doença estamos sem receber visitas. É triste, mas tenho certeza de que essa nuvem passar e vamos voltar a ter uma vida normal. Enquanto isso, espero que as pessoas de bom coração continuem nos ajudando”, disse.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias