Sem fiéis, Procissão dos Passos vai às ruas de Olinda
A procissão de desta sexta-feira precisou ser acompanhada pelas portas, janelas e sacadas, obedecendo as recomendações da OMS de manter o isolamento social
Sem fiéis nas ruas, a tradicional Procissão dos Passos ganhou as ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, no Grande Recife, nesta sexta-feira (3). A caminhada que marca a última sexta-feira da Quaresma cristã acontece há 248 anos e reúne uma multidão. Este ano, a pandemia do novo coronavírus fez com que os católicos precisassem acompanhar o percurso que lembra o calvário de Cristo pelas janelas, portas e sacadas de casa.
"É uma contemplação do caminho percorrido por Jesus Cristo, que acontece neste mesmo dia há quase 250 anos. Em Olinda, o trajeto passa por nichos, pequenas capelas onde paradas são feitas para contemplação do momento de sofrimento de Cristo", explica o Monsenhor José Albérico Bezerra, Cura da Catedral de Olinda.
Ele lembra momentos emocionantes do tradicional trajeto, como a parada próximo à Igreja de São Pedro. "É um gesto bonito, onde quem leva o andor retrata as três quedas de Jesus Cristo."
A procissão de desta sexta-feira precisou ser acompanhada pelas portas, janelas e sacadas, obedecendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de manter o isolamento social como medida de prevenção ao novo coronavírus (covid-19). "Hoje (a cruz) não pôde ser nos ombros das pessoas, porque estão em quarentena. É um momento de oração, principalmente neste momento difícil que estamos passando", completou.
A imagem, sobre um carro, percorreu as ruas da Cidade Alta na tarde desta sexta-feira, saindo da Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em direção à Igreja do Carmo, em Olinda, onde foi recolhida.
Missas
Na Arquidiocese de Olinda e Recife, as celebrações da Semana Santa serão feitas a portas fechadas, mas transmitidas pela internet. A missa e bênção dos Santos Óleos foi adiada por precisar reunir todo o clero. “É uma missa bonita, quando os mais de duzentos padres da Arquidiocese renovam seus compromissos sacerdotais diante de Deus e do bispo, mas que será celebrada em momento mais adiante, por conta das recomendações de não promover a aglomeração de pessoas”, explicou o arcebispo. “Nesse caso, a internet não seria um recurso para os padres porque é nessa celebração que eles recebem os óleos que serão usados, em suas paróquias, para ministrar os sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos”.
Dom Fernando acredita que os fiéis católicos participarão das celebrações de suas casas como se estivessem dentro da catedral, com respeito, amor e fé. “É difícil, eu sei, mas tudo isso vai passar e deixar nossa fé ainda mais fortalecida”, comentou. “Estaremos juntos em oração, desde o Domingo de Ramos até o Domingo da Páscoa”, pela Rádio Olinda e pela internet.
No próximo domingo (5), dom Fernando preside a Missa de Ramos, às 9h horas da manhã, na Catedral do Santíssimo Salvador, em Olinda. Sem a participação do povo, a igreja catedral será ornamentada com ramos de palmeiras, lembrando que foi assim, saudado com ramos, que Jesus chegou a Jerusalém (no lombo de um burrinho) para seu calvário. Esse ano, casas e varandas da Região Metropolitana estarão enfeitadas com ramos, como sinal de fé.
Sobre Formada em Jornalismo pela Uninassau em 2017. Atua na editoria de Cidades desde 2016, tendo passagem pelas editorias de Política e Economia. É também colunista do JC Online e apresentadora da grade da TV JC
Localidade:Recife
Telefone:8134136187
Cargo:Repórter e colunista
Cursos:Treinamento da Google em SEO, Recife, 2019
Treinamento do Facebook sobre mídias digitais, Recife, 2019
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Comentários