COVID-19

Coronavírus: Lafepe produzirá álcool em gel para combate à covid-19

Somente no mês de abril, a expectativa é entregar 71 toneladas do produto

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 06/04/2020 às 21:16 | Atualizado em 06/04/2020 às 21:21
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Laboratório farmacéutico do Estado de Pernambuco ( LAFEPE). - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

O Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe) produzirá, a partir desta segunda-feira (6) álcool em gel para ajudar no enfrentamento do novo coronavírus (covid-19) no Estado, abastecendo as unidades públicas de saúde. A medida foi anunciada pelo governo estadual durante coletiva de imprensa. Somente no mês de abril, a expectativa é entregar 71 toneladas do produto. 

>> Por causa do coronavírus, praias e parques de Pernambuco seguem fechados até 13 de abril

>> Adolescente de 15 anos é um dos mortos por novo coronavírus em Pernambuco; Estado soma 30 óbitos

>> Grávida de 33 anos morre por coronavírus no Recife; bebê foi retirado com vida e está na UTI

"O nosso laboratório adaptou uma fábrica já existente e adquiriu equipamentos para, ao logo deste mês de abril, entregar 71 toneladas do produto. Serão produzidas duas toneladas por dia. E estamos criando as condições para, no mês de maio, entregar 110 toneladas. A ideia é aumentar a produção gradualmente", afirmou o governador Paulo Câmara. 

As embalagens produzidas são bombonas de 5 litros. Nesta primeira semana de abril, serão produzidas duas toneladas por dia. Na próxima semana, a produção dobra para quatro toneladas por dia e na última semana de abril a expectativa é de que a produção alcance seis toneladas por dia. 

O Governo do Estado também informou que o Lafepe vai fazer importação do carbopol. A previsão é que sejam 750 kg entregues em junho. Na falta do carbopol, polímero mais utilizado para fazer o ácool em gel, uma nova formula poderá ser desenvolvida para a fabricação do produto. 

"Neste momento de pandemia, o Lafepe respondeu com agilidade e está comprometido em fornecer às unidades hospitalares o álcool em gel, agente antisséptico que tem sido um dos principais aliados no combate às infecções pelo novo coronavírus. Após aquisição de equipamentos, como máquinas para o envase e fechamento de embalagens, adequações na produção e o desenvolvimento de uma fórmula própria pela equipe técnica, para chegar ao resultado final com qualidade e segurança, teremos capacidade para a produção de 70 toneladas de álcool em gel já neste mês de abril. Dessa forma, em tempo recorde, o Lafepe formou uma frente de trabalho e montou uma linha de produção à parte para agilizar esta produção", pontua o diretor-presidente do Lafepe, Flávio Gouveia.

O laboratório, que foi o primeiro no Brasil a produzir o antirretroviral Zidovudina (AZT); fabricante exclusivo do medicamento na apresentação xarope, utilizado no tratamento de crianças que vivem com HIV; e o único laboratório oficial, no mundo, fabricante do Benznidazol, usado em pacientes com o Mal de Chagas, destaca-se também com a produção dos medicamentos para o tratamento da esquizofrenia e transtornos bipolar, tais como Olanzapina, Hemifumarato de Quetiapina e Clozapina em diferentes apresentações e distribuídos em escala nacional. Foram produzidos em 2019 aproximadamente 100 milhões de comprimidos. As atividades de produção para álcool em gel já estão reguladas e formalizadas junto à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).

Testagem

Um outro reforço no combate ao novo coronavírus também foi anunciado, dessa vez pela Prefeitura do Recife. Trata-se de uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para ampliação dos testes que detectam a covid-19. A Prefeitura do Recife vai adquirir os testes e a UFPE terá a capacidade de realizar 300 testes do tipo RT-PCR por dia. 

“Todo o nosso esforço tem sido para salvar vidas. Hoje anunciamos mais uma conquista que é essa importante parceria com a Universidade Federal. Quanto mais rápido esse vírus se espalhar pelo Brasil, mais difícil vai ser para o sistema de saúde atender a essa enorme demanda que pode ser gerada. Esse trabalho vai possibilitar que tenhamos uma resposta mais rápida e efetiva no tratamento dos doentes”, afirmou o prefeito Geraldo Julio. 

Na parceria, a Prefeitura do Recife ficará responsável pela aquisição dos testes e coleta do material, que enviará para o laboratório da UFPE. Já a Universidade usará seus equipamentos e o corpo técnico para analisar o material. A expectativa é realizar 300 testes por dia. A parceria vai ampliar a capacidade de testagem e permitir um melhor acompanhamento e o devido isolamento e tratamento dos pacientes mais graves.

“Essa parceria é muito importante, porque primeiro vai dar um salto de qualidade na capacidade de teste no estado de Pernambuco. Nós, ficamos muito felizes de fazer parte de uma parceria como esta, tendo em vista um contexto muito difícil para nossa cidade, nosso estado e nosso país”, pontuou Alfredo Macedo Gomes, reitor da UFPE. 

Comentários

Últimas notícias