VIOLÊNCIA

Denúncias de violações contra idosos aumentam no período de isolamento social contra coronavírus

Em Pernambuco, entre 12 de março e 6 de abril, foram contabilizadas 27 denúncias de violência contra idosos no ambiente familiar, caracterizando aumento de 68,75% em relação às notificações de 15 de fevereiro a 11 de março, antes do início do isolamento

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/04/2020 às 21:48 | Atualizado em 14/04/2020 às 21:52
RAY EVLLYN/SJDH
As principais vítimas foram mulheres - FOTO: RAY EVLLYN/SJDH

Neste período de isolamento social para tentar conter o avanço do novo coronavírus, Pernambuco registrou um aumento no número de violações contra idosos no ambiente doméstico. De acordo com o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), entre 12 de março e 6 de abril, foram contabilizadas 27 denúncias de violência contra idosos no ambiente familiar, caracterizando aumento de 68,75% em relação às notificações de 15 de fevereiro a 11 de março, antes do início do distanciamento.

>> Acompanhe as últimas notícias sobre o novo coronavírus

Entre os dias 15 de fevereiro e 11 de março, foram contabilizadas 18 denúncias de violações contra a pessoa idosa. Destas, 16 ocorreram no ambiente intrafamiliar e dois no extrafamiliar. Em comparação com os outros 26 dias, entre 12 de março e 6 de abril, foram recebidas 33 denúncias, sendo 27 de violências dentro do ambiente familiar e seis fora. Nos dois intervalos de tempo, as principais vítimas foram mulheres.

Diante dos dados, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) recomenda que a população em geral redobre a atenção para qualquer sinal de violação contra os mais velhos. “Precisamos que todos estejam engajados nessa proteção da pessoa idosa, especialmente nesse período. Amigos, vizinhos e parentes são fiscais e precisam estar atentos para denunciar qualquer tipo de violação” disse o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Denúncias

Denúncias de qualquer tipo de violação contra a pessoa idosa podem ser feitas através dos telefones 3182-7649 / 3182-7607, no horário das 9h às 13h, ou pelo e-mail [email protected]

 

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias