Proteção

Veja onde se vacinar contra a gripe no Grande Recife e quem pode participar

Municípios receberam nesta quarta (15) doses para realizar a imunização da população

Maria Lígia Barros Douglas Hacknen
Cadastrado por
Maria Lígia Barros
Douglas Hacknen
Publicado em 15/04/2020 às 22:42 | Atualizado em 15/04/2020 às 22:42
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Segundo a SES-PE, até o momento, foram aplicadas 873.093 doses nos idosos - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe tem início nesta quinta-feira (16) em todo Brasil. Até o dia 8 de maio, o Ministério da Saúde (MS) pretende imunizar aproximadamente cerca de 15,6 milhões de pessoas do público alvo. São eles os doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, profissionais portuários, doentes crônicos, povos indígenas, profissionais de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e socioeducandos de 12 a 21 anos.

Essa vacina protege contra os principais vírus da gripe que acometeram o hemisfério sul do globo no ano passado: Influenza (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Sendo assim, ela é fortalece a imunidade e ajuda profissionais a diferenciarem casos da covid-19 dos de gripe comum nesse momento em que o sistema de saúde é extremamente demandado.

Documentação

Para agilizar a vacinação, recomenda-se que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo também precisa apresentar documentos que provem a necessidade da imunização. Profissionais de saúde das redes públicas e privadas, devem levar comprovantes de trabalho, como crachás ou carteira de trabalho.

Veja onde se vacinar no Grande Recife

Recife

A capital pernambucana recebeu 32 mil doses, enviadas pelo Ministério da Saúde. Diferentemente da primeira etapa, o Ministério da Saúde não estipula meta de vacinação para os grupos da segunda fase. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, a capital pernambucana vacinou quase 215 mil pessoas na primeira fase, sendo 174 mil idosos (95% do público-alvo, ultrapassando a meta de 90%), e mais de 40 mil profissionais de saúde (64% do total, abaixo da meta de 90%). Os idosos e profissionais de saúde que não se imunizaram na primeira fase ainda podem se vacinar.

A vacinação vai acontecer das 8h às 17h, em cerca de 150 postos de saúde da cidade, e em dois pontos de drive-thru para os idosos. A lista completa dos locais de vacinação está no site da Prefeitura do Recife. Haverá pontos de drive-thru no Riomar Recife, no Pina (em frente ao Diagmax), e na Avenida Beberibe, em frente ao Estádio do Arruda.

Jaboatão dos Guararapes

Nesta quarta-feira (15), o município recebe do MS 12.707 doses que serão oferecidas em todas as unidades de saúde do município e no Hospital da Aeronáutica (sem drive thru), das 8h às 16h. Além do público alvo, a prefeitura dá prosseguimento à imunização de idosos e profissionais da saúde que começou na primeira etapa. Desde o dia 23 de março, quando teve início a Campanha Nacional, 84.065 pessoas em Jaboatão foram imunizadas.

Quando tivemos detalhes de Olinda iremos atualizar esta matéria.

Próxima etapa

O Ministério da Saúde dividiu a Campanha em três etapas. Do dia 9 a 22 de maio, ocorrerá a terceira e última fase da vacinação, com foco na imunização de pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mulheres que tiveram filho há até 45 dias e adultos de 55 a 59 anos.

Comentários

Últimas notícias