COVID-19

Jaboatão dos Guararapes terá centro de tratamento exclusivo para tratar pacientes infectados com novo coronavírus

O Centro de Triagem e Tratamento do Coronavírus (CTTC) terá 131 leitos de retaguarda e 5 leitos de estabilização

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 16/04/2020 às 17:04 | Atualizado em 16/04/2020 às 17:19
CHICO BEZERRA/PJG
O CTTC será inaugurado em maio - FOTO: CHICO BEZERRA/PJG

A partir do mês de maio, o município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), terá um local para tratamento exclusivo de pacientes infectados pela covid-19, chamado de Centro de Triagem e Tratamento do Coronavírus (CTTC). O CTTC terá 7.500 m², distribuídos entre 131 leitos de retaguarda e 5 leitos de estabilização. Atualmente, o município tem 101 casos confirmados do vírus e 9 óbitos.

O prefeito Anderson Ferreira (PL) explicou que os pacientes só podem se dirigir ao CTTC caso haja recomendação médica, que são dadas nas unidades de saúde do município. "No momento em que se tem essa regulação, é detectado se o paciente tem algum tipo de sintoma, e então ele se dirige ao centro de triagem e tratamento. Na recepção eles serão amparados e acolhidos para os leitos de retaguarda, e lá o quadro de evolução será acompanhado", disse.

Segundo a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no CTTC não haverá Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os pacientes que tiverem o estado de saúde grave serão levados para a ala vermelha e, caso necessite de entubação, serão transferidos transferidos para hospitais particulares conveniados ao município. Atualmente, há 10 leitos de UTI em funcionamento e outros 40 estão sendo estruturados.

Ainda segundo a prefeitura do município, quando o paciente sair da UTI e não for liberado para voltar para casa, ele voltará ao centro de triagem e ficará em observação até que seja indicada a alta médica.

Limpeza nas ruas

Como uma forma de tentar frear a proliferação do novo coronavírus em Jaboatão, os postos de saúde e os mercados públicos passam por uma sanitização, com cloreto de benzalcônio, diariamente. Além disso, locais estratégicos da cidade passarão por uma limpeza com solução clorada. 

Município não recebe ajuda do Estado

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes relatou que o município não está recebendo ajuda do governo de Pernambuco e que o Centro de Triagem e Tratamento do Coronavírus (CTTC) foi viabilizado a partir de uma parceria privada. Além disso, Anderson Ferreira afirmou que não há efetivo da Polícia Militar no município para que as medidas restritivas sejam cumpridas. "O Governo de Pernambuco errou na hora de fazer um decreto no qual não se tem estratégia para que se cumpra esse decreto. Para se emitir um decreto, tem que fazer um estudo de viabilidade do cumprimento do decreto. Então, o governo foi irresponsável na hora em que ele fez uma proibição a qual não deu suporte às cidades para que se cumprisse o decreto com o qual ele tinha feito", comentou.

O Jornal do Commercio entrou em contato com o Governo de Pernambuco para solicitar uma resposta e até o momento não obteve retorno. Este espaço está aberto para manifestação.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias