LIMPEZA

Restaurante popular e outros pontos do Recife serão desinfectados neste sábado

Método está sendo utilizado pela Prefeitura do Recife para ajudar no combate à proliferação do novo coronavírus

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 17/04/2020 às 22:20 | Atualizado em 17/04/2020 às 22:28
ANDRÉA RÊGO BARROS/ARQUIVO PCR
Limpeza acontecerá neste sábado (17) - FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS/ARQUIVO PCR

Diariamente, um batalhão formado por mais de 100 profissionais da Prefeitura do Recife vem se empenhando na desinfecção de cerca de 500 locais de grande fluxo de pessoas como forma de ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus. Para marcar os 10 mil procedimentos de sanitização já realizados na capital pernambucana, a Secretaria de Saúde do Recife vai aplicar a técnica reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no combate à covid-19, no Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, na manhã deste sábado (18).

>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus

O que é sanitização?

O processo de sanitização consiste na aplicação de um desinfetante com ação viricida de alto nível, cuja ação tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas. O Recife foi a primeira capital do Nordeste a utilizar a sanitização em lugares públicos.

Além do restaurante acima citado, também serão sanitizados neste sábado os demais equipamentos que fazem parte da rede de assistência social do município, como o outro restaurante popular e o abrigo noturno para população em situação de rua, os Centros de Referência e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Cras e Creas), os Centros Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) e as casas de acolhimento institucional gerenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife.

Mutirão

Com os devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), 100 Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) e outros profissionais das equipes da Vigilância Ambiental do Recife são responsáveis por desinfectar cerca de 200 equipamentos de saúde, mais de 200 paradas de ônibus e estações de BRT, terminais integrados de passageiros, a sede da Prefeitura, mercados públicos, equipamentos da assistência social, entre outros lugares estratégicos.

A Secretaria de Saúde do Recife começou a utilizar a técnica de sanitização no último dia 28 de março. O calendário das atividades é dividido em três turnos, de segunda a sexta-feira, e nos fins de semana, em regime de plantão. Por dia, cerca de 10 mil litros da solução desinfetante com ação viricida de alto nível são utilizados.

Como o vírus pode permanecer por algumas horas em superfícies como metal, vidro ou plástico, o processo de desinfecção química pode inativar qualquer agente viral presente nos ambientes que ofereçam riscos à proliferação da covid-19. A estratégia implementada pela Secretaria de Saúde do Recife faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19 e é um complemento à higienização dos locais, não substituindo a limpeza regular que já é feita rotineiramente em cada um dos espaços visitados.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias