A Prefeitura do Recife informou que vai dar continuidade, na próxima segunda-feira (20), à segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que teve início na última quinta-feira (16). Desta vez, a vacinação não vai contar com os postos drive-thru. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, as cinco mil doses que sobraram dos dois primeiros dias da campanha de vacinação serão utilizadas também. Nesse período, foram vacinadas mais de 27 mil pessoas nas cerca de 150 unidades de saúde e nos dois pontos de drive thru para os idosos, no RioMar Recife, no Pina, e na Avenida Beberibe, no Arruda. A imunização continuará apenas nas unidades de saúde do Recife, das 8h às 17h.
Público-alvo
Nesta segunda etapa, a campanha tem como público-alvo pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, detentos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, militares, bombeiros, guardas municipais etc), além dos portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo. Os idosos e profissionais da saúde que não se vacinaram na primeira etapa continuam podendo se vacinar nesta nova fase.
Vacina não serve contra o novo coronavírus
A Secretaria de Saúde do Recife reforça que a imunização não previne contra a covid-19, mas contra os três tipos de vírus Influenza: H1N1, H3N2 e B.
>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus
Balanço
Na primeira etapa, o Programa de Imunização (PNI) do Recife vacinou quase 215 mil pessoas, sendo 174 mil idosos (95% do público-alvo, ultrapassando a meta de 90%), e mais de 40 mil profissionais de saúde (64% do total, abaixo da meta de 90%). Já nesta segunda etapa, o Ministério da Saúde não estipula meta de vacinação.
Documentação necessária para a vacinação
Para agilizar a vacinação, o PNI Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar ainda documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.
Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Os portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo devem apresentar documento comprobatório, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação (categorias C ou E).
Terceira etapa
O Ministério da Saúde dividiu a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano em três etapas. Do dia 9 a 22 de maio, ocorrerá a terceira fase da vacinação, com foco em imunizar pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias) e adultos de 55 a 59 anos.
Comentários