zona sul do recife

Homem é detido após furar decreto para caminhar na praia de Boa Viagem e desacatar PM

O homem de 63 anos vestia uma camisa estampada com o rosto do presidente Jair Bolsonaro, que compartilhou imagens da ocorrência nas redes sociais

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/04/2020 às 13:36 | Atualizado em 19/04/2020 às 14:23
REPRODUÇÃO DE VÍDEO
O caso foi registrado nesse sábado (18) - FOTO: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

Atualizada às 13h58

Vestindo uma camisa com o rosto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), um homem de 63 anos foi detido pela Polícia Militar após burlar decreto para caminhar na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e desacatar policiais, nesse sábado (18). Ao compartilhar trechos das imagens da ocorrência em seu perfil no Facebook, neste domingo (19), o presidente afirmou que governadores e prefeitos ganharam "superpoderes" e agora estão atentando contra o direito de ir e vir. A PM informou que houve "ofensas verbais e tentativas de intimidação dos servidores públicos" e que o homem "chegou até mesmo a arrancar o celular das mãos de um policial". O acesso aos parques e praias do Estado está proibido por causa do novo coronavírus.

De acordo com a nota divulgada pela Polícia Militar, dois agentes de trânsito pediram ajuda para orientar o homem, às 16h35 desse sábado (18), porque ele insistia em desobedecer a determinação sanitária. Segundo a corporação, as tentativas de diálogo feitas pelos policiais também foram frustradas.

"Além desobedecer, houve ofensas verbais e tentativas de intimidação dos servidores públicos, quando o senhor afirmou ser desembargador e aposentado da Aeronáutica. Ele chegou até mesmo a arrancar o celular das mãos de um policial", diz trecho do comunicado da PM. Em seguida, o idoso foi conduzido para a delegaia de Boa Viagem e autuado por desacato.

Leia a íntegra da nota da PM

A Polícia Militar de Pernambuco informa que ontem (sábado, 18/04), às 16h35h, foi acionada por dois agentes de trânsito da Prefeitura do Recife para colaborar na orientação a um senhor, de 63 anos, que insistia em desobedecer a determinação sanitária de restrição das caminhadas no calçadão da Praia de Boa Viagem. As tentativas dos policiais militares de diálogo e convencimento também foram frustradas. Além desobedecer, houve ofensas verbais e tentativas de intimidação dos servidores públicos, quando o senhor afirmou ser desembargador e aposentado da Aeronáutica. Ele chegou até mesmo a arrancar o celular das mãos de um policial. De forma técnica e buscando sempre sua integridade física, a equipe de segurança pública fez a condução para a Delegacia de Boa Viagem, onde houve a autuação por desacato.

A restrição do acesso a parques, calçadões e outras áreas de lazer e convivência pública vale para todos os pernambucanos, que, em sua imensa maioria, vêm cumprindo com as orientações de prevenção à disseminação do novo Coronavírus. Campanhas de esclarecimento e divulgação das restrições ocorrem diariamente, em todas as redes e mídias disponíveis. Somente casos de desobediência e até desacato, os policiais militares - que arriscam sua saúde e a de seus familiares para proteger a população – precisam conduzir pessoas para delegacias. Desde o início da pandemia de covid-19 no Estado, que já vitimou 2.193 pessoas, com 205 óbitos, as forças de segurança autuaram 205 pessoas por descumprimento de determinações de saúde pública. Isso ocorreu em 55 municípios pernambucanos. Vale lembrar que as determinações sanitárias estão embasadas não apenas nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde e de autoridades sanitárias de todo o Brasil, mas também em recente decisão do Supremo Tribunal Federal, compreendendo a importância do isolamento social neste momento.

Os policiais militares, assim como os demais servidores públicos envolvidos na operação de enfrentamento à covid-19, compreendem integralmente a importância e até a necessidade de lazer e esporte por parte de todos. Em sua rotina diária, os servidores públicos precisam deixar suas casas e suas famílias para oferecer serviços essenciais à população. Mas o momento exige, não apenas pela proteção de vidas, mas para que possamos atravessar essa grave crise de saúde pública e reestabelecer a normalidade no menor tempo possível.

Leia o que disse Bolsonaro sobre a ocorrência:

- Deram superpoderes para governadores e prefeitos.
- Eles agora atentam contra o que há de mais sagrado no Brasil: A NOSSA LIBERDADE, NOSSO DIREITO DE IR E VIR.
- Prisão de aposentado em Recife/PE.
- Tudo tem limite...
- Hoje é Dia do Exército

Comentários

Últimas notícias