Preconceito

Coronavírus: Sindicato dos Médicos de Pernambuco repudia atitudes discriminatórias contra os profissionais da saúde em condomínios

'É inadmissível aceitar que parte da sociedade assuma tais posturas, discriminando médicos, profissionais de saúde e seus familiares em condomínios, espaços abertos de convívio coletivo, entre outras situações', diz parte do comunicado

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 19/04/2020 às 18:00 | Atualizado em 19/04/2020 às 18:21
FELIPE RIBEIRO/ACERVO JC IMAGEM
Ideia é voltar a atrair médicos para o interior do País - FOTO: FELIPE RIBEIRO/ACERVO JC IMAGEM

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) publicou, no fim da tarde deste domingo (19), uma nota de repúdio sobre atitudes discriminatórias contra os profissionais médicos que lutam na linha de frente contra o coronavírus.

No comunicado, feito no mesmo dia em que um relato de uma médica viralizou no WhatsApp sobre o preconceito sofrido por ela no prédio em que mora no Recife, o  Simepe disse que é inadmissível que parte da sociedade assuma uma postura discriminatória com médicos e seus familiares em condomínios, espaços abertos de convívio coletivo e outras situações.

Na mensagem viral, a médica informou que havia recebido do prédio uma proposta para separar um elevador apenas para conduzir os profissionais da área de saúde. "No Brasil o preconceito das pessoas em manter qualquer tipo de contato com quem trabalha na área de saúde está passando dos limites, já considero uma agressão ao ser humano. Estou vivenciando isso todos os dias no trabalho e só vem piorando", diz parte do relato da médica.

A autora do texto ainda finaliza o comunicado dizendo: "Por favor, não vão mais pra varanda bater panelas ou palmas pra os profissionais da área de saúde. Estamos nos sentindo ofendidos, e não homenageados". em tempo, vale ressaltar que o caso denunciado pela médica foi resolvido. Preferindo manter a discrição, a profissional disse que a mensagem era só pro condomínio e acabou viralizando. "Nem queria criar essa comoção toda, mas acho que valeu o alerta pra toda a população."

 

O Sindicato também solicitou que os médicos denunciem qualquer atitude discriminatória, pois todos os casos serão encaminhados para análise do corpo jurídico da Defensoria Médica, que adotará as providências cabíveis diante de cada fato.

Além disso, o órgão fez um pedido à população que vão às janelas aplaudirem os profissionais em demonstração de respeito. "É importante que todas as pessoas que nos aplaudem possam se solidarizar com nossa indignação e coibir em seus ambientes residenciais e de convívio social toda e qualquer atitude discriminatória", diz trecho do texto.

Confira a nota do Simepe na íntegra:

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) vem a público repudiar atitudes discriminatórias contra os médicos e demais profissionais de saúde, que bravamente estão lutando na linha de frente contra a COVID-19. As pessoas que praticam esse tipo de descriminação e preconceito só demonstram uma total falta de conhecimento sobre a pandemia. É inadmissível aceitar que parte da sociedade assuma tais posturas, discriminando médicos, profissionais de saúde e seus familiares em condomínios, espaços abertos de convívio coletivo, entre outras situações. Essas atitudes demonstram um total desrespeito aos profissionais de saúde, que estão se expondo diariamente em Hospitais, Upas, PSFs, Policlínicas e Maternidades, SVO e IML. Aplausos em janelas e demonstração de respeito em redes sociais são muito importantes, motivam, e devem ser estendidos ao dia a dia, apoiando - de fato - quem tanto está lutando pela vida de todos. É importante que todas as pessoas que nos aplaudem possam se solidarizar com nossa indignação e coibir em seus ambientes residenciais e de convívio social toda e qualquer atitude discriminatória. Por fim, o Simepe, ciente de seu papel de defesa da categoria, solicita a todas as médicas e médicos que denunciem qualquer atitude discriminatória. Todos os casos serão encaminhados para análise do corpo jurídico da Defensoria Médica, que adotará as providências cabíveis diante de cada fato. Enfatizamos que é necessário o apoio e o reconhecimento para os médicos e os profissionais de saúde, por tudo que eles têm feito em prol de toda sociedade, profissionais estes, que estão lutando incansavelmente - muitas vezes sem a devida proteção e reconhecimento.

Uma publicação compartilhada por Sindicato dos Médicos de PE (@_simepe) em

"O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) vem a público repudiar atitudes discriminatórias contra os profissionais médicos, que bravamente estão lutando na linha de frente contra a COVID-19. As pessoas que praticam esse tipo de descriminação e preconceito só demonstram uma total falta de conhecimento sobre a pandemia.

É inadmissível aceitar que parte da sociedade assuma tais posturas, discriminando médicos e seus familiares em condomínios, espaços abertos de convívio coletivo, entre outras situações. Essas atitudes demonstram um total desrespeito aos profissionais de saúde, que estão se expondo diariamente em Hospitais, Upas, PSFs, Policlínicas e Maternidades, SVO e IML.

Aplausos em janelas e demonstração de respeito em redes sociais são muito importantes, motivam, e devem ser estendidos ao dia a dia, apoiando - de fato - quem tanto está lutando pela vida de todos. É importante que todas as pessoas que nos aplaudem possam se solidarizar com nossa indignação e coibir em seus ambientes residenciais e de convívio social toda e qualquer atitude discriminatória.

Por fim, o Simepe, ciente de seu papel de defesa da categoria, solicita a todas as médicas e médicos que denunciem qualquer atitude discriminatória. Todos os casos serão encaminhados para análise do corpo jurídico da Defensoria Médica, que adotará as providências cabíveis diante de cada fato. Enfatizamos que é necessário o apoio e o reconhecimento para os médicos, por tudo que têm feito em prol de toda sociedade, profissionais estes, que estão lutando incansavelmente - muitas vezes sem a devida proteção e reconhecimento."

 

Comentários

Últimas notícias