SOLIDARIEDADE

Pias de rua ajudam a barrar coronavírus na Entra Apulso

Com centenas de casas sem água encanada, a comunidade, na Zona Sul do Recife, ganha aliado no combate a covid-19

Ciara Carvalho
Cadastrado por
Ciara Carvalho
Publicado em 19/04/2020 às 21:59 | Atualizado em 20/04/2020 às 15:51
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Rafaela Gomes. Pias para lavar aos mãos foram instaladas na favela do Ëntra a pulso"em Boa Viagem. Grupo Arquitetura Faz Bem e Instituto Shopping Recife colocam pias em comunidade. Mãos sendo lavadas em pia, para combater a propagação do Novo Coronavírus, Covid-19. - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Um convite para lavar as mãos e se proteger do vírus. Ou, dito de outra forma, um gesto de solidariedade com uma comunidade inteira. Na semana passada, a Entra Apulso, localizada em Boa Viagem, na Zona Sul da capital, foi palco de uma ação que fará toda a diferença na prevenção dos moradores contra a pandemia do novo coronavírus. Dez pias comunitárias, com água e sabão gratuitos, foram instaladas nas ruas mais movimentadas do local. Uma ideia simples e de rápida execução. Tudo para se somar ao esforço de salvar vidas num pedaço do Recife que possui centenas de casas sem água encanada nem rede de esgoto.

>> Sobe para 216 o número de mortos pelo coronavírus em Pernambuco

>> Coronavírus já provocou aumento do desemprego e queda na renda. O fantasma, agora, é o avanço da pobreza

>> Sem conseguir UTI, técnica em enfermagem de 30 anos morre com suspeita de covid-19 em Pernambuco

>> Coronavírus: em UTI com 100 leitos no Recife, arte traz mensagem de humanização

A iniciativa logo ganhou a adesão dos moradores, que se prontificaram a dividir a água de suas casas com os vizinhos. “Essa é uma maneira de deixar todo mundo mais ciente de que esse momento que a gente está atravessando é muito sério. Qualquer pessoa que passar vai encontrar sabão e água para higienizar as mãos. Cabe a todos nós nos prevenirmos. O negócio não é brincadeira, não. Mas essa tempestade vai passar”, afirmou, esperançoso, o comerciante Régis Nascimento, dono de um bar e um dos dez moradores que aceitaram compartilhar a água para instalação das pias.

À frente do projeto, implantado em parceria com o Instituto Shopping Recife, o arquiteto Antônio Neto, da empresa de empreendedorismo social Arquitetura Faz Bem, diz que o objetivo da ação é levar saúde para a população vulnerável. “Os moradores que não têm água encanada em casa vão poder se higienizar e também os que são obrigados a sair de casa para trabalhar. É uma forma de marcar a memória das pessoas que, ao passarem pelas ruas, vão lembrar da importância de lavar as mãos e evitar a contaminação pelo novo coronavírus”, destaca Antônio Neto.

A empresa de empreendedorismo social começou a atuar na comunidade, no ano passado, fazendo reformas de casas insalubres. Quatro já foram totalmente reconstruídas. Com a chegada da pandemia, as obras tiveram que ser suspensas. “A gente queria fazer algo diferente, diante do conhecimento que temos da comunidade. Foi quando surgiu a ideia das pias de rua. Já tínhamos uma doação de 20 equipamentos para a reforma das casas. Usamos a metade para instalar nas ruas e contribuir com a prevenção dos moradores”, explica o arquiteto.

Entra Apulso tem cerca de dez mil pessoas e duas mil famílias, segundo os dados do IBGE de 2010. Fica localizada entre o Canal do Jordão e o Canal de Setúbal, onde se encontra a parte mais urbanizada. Para Sandra Nicolau, moradora do local e funcionária do Instituto Shopping Recife, o benefício será imensurável para a comunidade. “Porque muitas pessoas não têm acesso à água encanada, sequer têm uma torneira dentro de casa. Então, ter um local onde as pessoas possam lavar as mãos, chegar em suas residências ou sair delas com as mãos limpas, é muito importante. Às vezes, a pessoa comprou uma fruta, já pode lavá-la na pia e ficar mais protegida”, ressalta.

ADESÃO DOS MORADORES

Além de escolher as ruas mais movimentadas, para ampliar ao máximo o acesso às pias, a equipe procurou pontos com oferta de água forte, que pudesse atender a demanda. Antônio Neto disse que um termômetro do quanto a comunidade aprovou a ideia foi o fato de apenas um morador ter se negado a compartilhar a água. “Todos os outros aceitaram de forma muito entusiasmada. Isso mostra a preocupação da comunidade em se proteger”, destaca o arquiteto, que já foi procurado por pessoas interessadas em levar a ideia para outras comunidades.

“Eu cedi porque é para a melhoria da gente, da nossa saúde. Todos vão poder lavar as mãos e se prevenir deste vírus, que está espalhado no mundo todo”, declara o morador Dogival da Silva Melo, reafirmando o sentimento coletivo ressaltado pela iniciativa. O sabão líquido utilizado para que os moradores façam a higienização adequada é garantido pelo Instituto Shopping Recife.

Fundamental no atual momento, quando o Recife vê o número de infectados e mortos pela covid-19 só aumentar, a instalação das pias será um legado para a comunidade. Os lavatórios permanecerão funcionando nas ruas depois que a pandemia passar. Para ninguém mais esquecer a importância de lavar as mãos sempre.

Comentários

Últimas notícias