A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF), o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) estão realizando uma campanha institucional afim de arrecadar recursos que serão destinados aos trabalhos de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus promovidos pela instituição de ensino. Na segunda-feira (13) a iniciativa foi definida através de um Termo de Cooperação Técnico assinado pelas instituições.
- Veja quais as orientações que moradores de Noronha devem seguir durante quarentena do coronavírus
- Com suspensão do drive-thru no Recife, vacinação contra a gripe segue em unidades de saúde e policlínicas
- Auxílio de R$ 600 leva multidão a agências da Caixa no Grande Recife
- Hospital de campanha com 420 leitos, sendo 100 de UTI, é inaugurado no Recife para pacientes com novo coronavírus
- Em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, uso de máscaras de proteção contra coronavírus é obrigatório
A campanha permite que qualquer iniciativa privada de Pernambuco apoie pesquisas e projetos em desenvolvimento da UFPE que estejam focadas no enfrentamento à covid-19. O plano de ações da universidade propõe o desenvolvimento de testes para disgnóstico do coronavírus, além da fabricação de equipamentos de proteção individual (EPIs) e respiradores. A realização de pesquisas científicas voltadas ao mapeamento genético do vírus, etapa de extrema importância para a criação de medicamentos, vacinas e protocolos médicos de combate à doença, também faz parte do pacote.
Doações
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade/UFPE) firmaram o compromisso de utilizar os recursos arrecadados exclusivamente em iniciativas voltadas ao enfrentamento do vírus. Sem visar lucros, a verba arrecadada pela instituição não poderá ser destinada à remuneração de funcionários.
Os que quiserem participar da campanha podem realizar suas doações através da seguinte conta bancária:
Banco do Brasil;
Agência 3234-4;
Conta 232.788-0;
Título: Fade/ MPF-Covid19;
CNPJ: 11.735.586/0001-59.
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários