boa ação

Rede Tumulto cria vakinha para ajudar famílias periféricas

Através da ação Enche Panela, projeto protagonizado por jovens periféricos, a Rede arrecada doação para ajudar 85 famílias em 12 periferias da Região Metropolitana do Recife

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 22/04/2020 às 16:31 | Atualizado em 22/04/2020 às 17:37
DIVULGAÇÃO
Distribuição de alimentos da Rede Tumulto nas periferias da RMR - FOTO: DIVULGAÇÃO

Devido aos impactos da pandemia do coronavírus na cidade, o projeto Rede Tumulto, por meio da ação Enche Panela, está arrecadando alimentos, materiais de higiene pessoal e dinheiro através de doação online ou presencial, para distribuir cestas básicas para famílias de 12 periferias da Região Metropolitana do Recife. O projeto é protagonizado por jovens periféricos, que produzem ação provocativas na cidade, construindo ações em diferentes favelas.

A integrante da Rede Tumulto e cineasta periférica, Yane Mendes, explicou que o nome da ação Enche Panela é uma provocação ao panelaço. "Não temos tempo para bater panela, temos que encher a panela um do outro salvando vidas e cobrando muita ação individual das pessoas, sem tirar a responsabilidade dos governos".

Yane informou que o Enche Panela atualmente ajuda 85 famílias em 12 comunidades. "Temos quase 25 famílias na lista de espera e esse número não para de crescer. É importante ressaltar que estamos ajudando pessoas que estão sendo colocadas em lugar de vulnerabilidade devido ao covid-19, porque são comunidades fortes, responsáveis pela movimentação da cidade, que faz tudo caminhar".

Um dos objetivos da atividade é o combate às fake news e a democratização da comunicação. "Fazemos ações de comunicação com a linguagem da periferia. Entendemos a importância da comunicação andando junto das ações, proporcionando a democracia do crescimento para as pessoas não se culpabilizarem tanto pela falta que estão tendo em casa, e pela responsabilidade dos governos. Tentamos tirar dúvidas e queremos manter essa rede com essas pessoas. Nosso foco é continuar nessas favelas", afirmou a cineasta.

Serviço

Para contribuir com o Enche Panela, podem ser feitas doações através de vakinha online (clique aqui), ou presencial, na rua Custódia, na comunidade do Totó. Para quem tem dificuldade em doar através do site e está respeitando o isolamento social, a Rede também está aceitando transferência bancária, para informações sobre os dados, entrar em contato com Yane Mendes (81) 9.86082376 ou pelo Instagram.

Comentários

Últimas notícias