A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), através do Núcleo Estadual de Telessaúde, vêm preparando diversas palestras online neste período de pandemia do novo coronavírus. No mês de maio, as vídeo-conferências continuam. Nesta semana, de 4 a 7 de abril, serão sete aulas com temas relacionados à covid-19.
- Paulo Câmara pede à CEF que outros bancos paguem o auxílio emergencial
- Caixa amplia horário de atendimento a partir desta segunda-feira
- Após denúncia de profissionais da UPA da Imbiribeira, cápsulas ventiladoras não serão mais utilizadas em pacientes com coronavírus, diz governo
- Coronavírus: Trio elétrico circula pelo Grande Recife com mensagens sobre a importância de ficar em casa
- Pela quarta semana seguida, Padre Arlindo entrega mais 8 toneladas de alimentos em Tamandaré
- Condições de isolamento vão ser ampliadas no Recife, diz Geraldo Julio
A primeira palestra acontece nesta segunda-feira (4), às 10h, e tratará do assunto "Cuidados com a Doença Falciforme nos tempos da COVID-19", ministrada pelo Dr. Aderson Araújo, Médico Hematologista do Hemope. A última palestra da semana acontece na quinta-feira (7), às 14h, onde serão abordados os cuidados necessários aos pacientes hemofílicos em tempos de coronavírus.
Para participar das palestras basta acessar a sala de reuniões, clicando neste link. Lá, o usuário realiza o cadastro e já pode conferir o conteúdo disponível.
De acordo com o próprio Núcleo Estadual de Telessaúde, o objetivo da iniciativa é incentivar uma rede de livre acesso à informação.
Confira a programação da semana:
Sobre o Núcleo
O Núcleo Estadual de Telessaúde é vinculado a Secretaria Estadual de Saúde (NET-SES-PE), e composto por uma equipe multiprofissional, que tem o objetivo de implementar e integrar ações de educação permanente, assistência e gestão para os diversos níveis de atenção a saúde no SUS, por meio Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas a saúde, além de desenvolver as ações estabelecidas na Política Estadual de Telessaúde.
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários