COVID-19

Pernambuco terá mais 342 leitos para pacientes com coronavírus

Anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara na tarde deste sábado. Os novos leitos serão ofertados em três novos hospitais de campanha, nas cidades de Caruaru, Serra Talhada e Petrolina. Em Olinda haverá ampliação da Maternidade Brites de Albuquerque

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/05/2020 às 17:59 | Atualizado em 09/05/2020 às 20:05
Foto: Hélia Scheppa / JC Imagem
O Estado tinha repassado o valor de R$ 5,6 milhões à OSS Hospital Tricentenário para investimentos no hospital de campanha Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda. - FOTO: Foto: Hélia Scheppa / JC Imagem

(Atualizada às 18h25)

Mais 342 leitos para pacientes com covid-19 devem ser abertos em Pernambuco no final deste mês. O governador Paulo Câmara anunciou, no fim da tarde deste sábado (09), a implantação de três novos hospitais de campanha no interior, nas cidades de Caruaru, no Agreste, e Serra Talhada e Petrolina, no Sertão. Ele disse também que a Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, no Grande Recife, unidade transformada exclusivamente para atender pessoas com o novo coronavírus, terá ampliação de 41 novos leitos. O investimento é cerca de R$ 5 milhões. Atualmente, a rede estadual de saúde conta com 939 leitos para tratamento de pessoas com o novo coronavírus, sendo 476 de UTI.

Outro anúncio do governador foi o fim da quarentena em Fernando de Noronha, a partir deste domingo (10). Moradores da ilha estavam em lockdown desde o último dia 20 de abril. Desde essa data, a população só podia sair de casa para a realização de atividades essenciais e urgentes, como a compra de gêneros alimentícios, remédios e produtos de higiene, além de atendimento ou socorro médico. Para isso, o morador deveria preencher um formulário informando qual o motivo da sua saída.

A ilha teve 28 pessoas contaminadas pela covid-19. "Zeramos os casos no arquipélago, que chegou a ter 28 casos registrados da doença, quando sua população é de pouco mais de 3 mil pessoas", destacou Paulo Câmara. A partir de segunda-feira será colocado em prática um planejamento de retomada controlada e gradual em Noronha, informou o governo do Estado.

HOSPITAIS

Em Olinda e Caruaru os trabalhos já começaram. Em Serra Talhada e Petrolina, a previsão é iniciar segunda-feira.  Nenhum dos 342 novos leitos é de UTI.

Em Olinda, o hospital de campanha da Maternidade Brites de Albuquerque passará a contar com 82 leitos. Dos 41 novos, 40 serão para internação clínica e um para estabilização de pacientes.

No Hospital Mestre Vitalino, sediado em Caruaru, a Secretaria de Saúde vai ofertar 76 leitos de internação clínica, 26 leitos de tratamento semi intensivo e 02 leitos de estabilização, totalizando 104 novos espaços para vítimas da pandemia.

Em Serra Talhada, o Hospital de Campanha começará a ser implantado a partir da próxima segunda-feira. O local terá 95 vagas, sendo 72 para internação clínica e 22 para tratamento semi intensivo, além de 01 leito para estabilização.

Em Petrolina, a unidade de campanha terá 74 vagas clínicas e 26 para pessoas que necessitam de tratamento semi intensivo. No local também haverá duas vagas para estabilização, somando capacidade para 102 doentes.

 

 

Comentários

Últimas notícias