Prevenção

Recife inicia terceira fase de vacinação nesta segunda-feira (11)

A aplicação será feita das 8h às 17h, em mais de 130 postos de saúde da cidade.

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 10/05/2020 às 17:59 | Atualizado em 10/05/2020 às 18:11
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vacinação - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Destinada para crianças de 6 meses a 5 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mães no pós-parto - até 45 dias), a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe será iniciada nesta segunda-feira (11). Com duração prevista de 5 dias, a previsão é de que sejam aplicadas 180 mil doses, apenas no Recife.

A aplicação será feita das 8h às 17h, em mais de 130 postos de saúde da cidade. As doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI). A última fase da Campanha foi dividida em dois momentos: o primeiro vai de 11 a 15 de maio e o segundo, que terá um calendário mais espaçado, indo de 18 de maio a 5 de junho, tendo como grupo alvo os adultos de 55 a 59 anos e os professores das escolas públicas e privadas.

Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da primeira e da segunda fase e ainda não se vacinaram podem se imunizar durante esta terceira fase. Na primeira fase da campanha, que aconteceu de 23 de março a 15 de abril, foram vacinados idosos e trabalhadores da saúde. Na segunda, além dos membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, uniram-se ao grupo prioritário os indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, além de trabalhadores portuários. A segunda fase ocorreu de 16 de abril a 8 de maio.

Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou que os grupos prioritários abram uma exceção no isolamento social para irem se vacinar. “Ao longo da campanha, adotamos várias medidas para que a população pudesse se vacinar com menos risco de se infectar com o novo coronavírus. Tomamos o cuidado de tirar das unidades que têm sala de vacina o atendimento aos pacientes com suspeita de covid-19, então os grupos prioritários podem ir se vacinar tranquilamente”, explica.

A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas previne contra outros os três tipos de vírus Influenza: Influenza A H1N1, Influenza B e Influenza A H3N2. Por conta dos sintomas parecidos, a imunização torna-se ainda mais importante durante a pandemia. O fato de o paciente ter tomado a vacina pode auxiliar os profissionais da saúde na exclusão do diagnóstico de covid, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, evitando que mais pessoas fiquem doentes.

Documentação

É necessário que os usuários levem um documento de identificação com foto, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). As mães no pós-parto devem levar também uma documentação que comprove a realização do parto nos últimos 45 dias, como, por exemplo, a certidão de nascimento da criança.

Drive Thru

O  esquema de drive thru irá funcionar apenas na próxima quarta-feira (13). Haverá ponto de vacinação nesse modelo somente no Shopping Rio Mar, no Pina. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, o drive thru atenderá, exclusivamente, pessoas com deficiência. A estratégia permite que as pessoas possam se vacinar sem sair do veículo, seja ele carro, moto ou outro. Os acamados receberão a dose em casa.

Comentários

Últimas notícias