solidariedade

Prefeitura do Recife lança plataforma de voluntariado à distância em tempos de coronavírus

São mais de 30 atividades que podem ser realizadas sem sair de casa: desde ajudar a cortar o cabelo, compartilhar receitas e aulas

JC
JC
Publicado em 11/05/2020 às 12:10
Notícia
ILUSTRATIVA/ LEO MOTTA/JC IMAGEM
Reforço escolar é uma das mais de 30 atividades que podem ser oferecidas através da plataforma - FOTO: ILUSTRATIVA/ LEO MOTTA/JC IMAGEM
Leitura:

Em tempos de pandemia de coronavírus, a solidariedade tem se mostrado um componente importante da sociedade. E as pessoas têm mostrado que existem várias formas de ajudar quem precisa, mesmo sem sair de casa. Mais uma plataforma de voluntariado foi lançada nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura do Recife. A Voluntários Online conecta quem pode doar seu tempo e o que têm de melhor para oferecer com quem precisa.

São mais de 30 atividades que podem ser realizadas sem sair de casa: desde ajudar a cortar o cabelo, compartilhar receitas, reforço escolar e aulas. Os estão divididos em categorias, como atividades para casa, aprendizado e orientação, saúde e bem-estar, expressão artística, alimentação e atividades infantis. Para se cadastrar, acesse o site voluntariosonline.recife.pe.gov.br e selecione se procura ajuda ou se deseja ajudar. Então, escolha uma atividade e informe nome, CPF e um número de celular. Sua oferta será exibida no site, e outra pessoa poderá selecioná-la, estabelecendo a conexão.

O voluntário ou o beneficiário pode aceitar ou não com quem se relacionam. Depois de o ‘match’ acontecer, os dois elos terão que marcar a atividade entre si, por algum meio externo - como redes sociais. Mas tudo sem contato física.

Guila Calheiros, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, frisou a importância de usar a plataforma apenas à distância.

“O objetivo é fazer esse encontro das pessoas que estão em casa e que têm disponibilidade de ajudar com outras pessoas que estão precisando de algum suporte”, disse. “Queremos agregar trabalhos e atividades de suporte que possam ser realizadas de forma virtual, não presencial, pois não queremos incentivar a aproximação física neste momento”.

O projeto foi realizado através de parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Emprel, com a empresa recifense Bemind.

O que é coronavírus?

Coronaavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja a evolução da pandemia em Pernambuco

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias