Saúde

Pernambuco receberá seis mil testes para diagnóstico do novo coronavírus doados pela Petrobras

Os 600 mil testes adquiridos pela Petrobras serão doados para o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/05/2020 às 12:34 | Atualizado em 14/05/2020 às 12:34
GETTY IMAGENS
"Nosso estudo demonstra que os pacientes pré-sintomáticos têm alto desprendimento de carga viral", concluíram os pesquisadores - FOTO: GETTY IMAGENS

A Petrobras doará para Pernambuco mais seis mil testes para diagnóstico do novo coronavírus. No Estado, os testes vão ser encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Em abril, a empresa já havia feito uma doação de seis mil testes, que fazem parte de um lote de 600 mil que a companhia encomendou dos Estados Unidos, anunciados no dia 24 de março. Os testes são do tipo RT-PCR, ou seja, identificam a presença da doença a partir de amostras colhidas da narina e da garganta da pessoa com sintomas.

Os 600 mil testes adquiridos pela Petrobras serão doados para o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, que é responsável por fazer o repasse para cada Estado. Depois de colhidas, as amostras do teste RT-PCR precisam ser analisadas em laboratórios que possuem equipamentos que estudam genomas e demoram de quatro a seis horas de processamento.

Testes agendados no Recife

Profissionais de saúde e segurança pública do Recife que apresentarem sintomas do novo coronavírus e estiverem em atividade poderão ser testados para a doença em quatro pontos disponibilizados a partir desta quinta-feira (14). Para que aconteça o teste, o profissional precisa fazer o agendamento prévio no site criado pela Prefeitura do Recife, com o objetivo de evitar aglomeração nas unidades disponibilizadas, que ficam nos bairros de Casa Amarela, na Zona Norte; Iputinga, na Zona Oeste; Santo Amaro, no Centro e Imbiribeira, na Zona Sul. O anúncio foi feito pelo secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, durante coletiva de imprensa online nesta quinta-feira (14).

As unidades para a testagem são o Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; o Centro de Saúde Doutor José Dustan Soares, na Iputinga; na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro e no Centro Romildo Gomes, na Imbiribeira. Ao entrar no site, a pessoa deve fazer o cadastro com informações pessoais e profissionais. Após a etapa, será orientado sobre o período e a técnica indicado para o exame e poderá fazer a escolha do local, data e hora da testagem.

Comentários

Últimas notícias