Quarentena

Em três dias, Prefeitura do Recife autuou 56 lojas e determinou o retorno de 3,7 mil motoristas para casa

Operação com 500 agentes visa fazer cumprir as determinações do decreto estadual que estabelece uma quarentena mais rígida

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 18/05/2020 às 19:35 | Atualizado em 18/05/2020 às 19:43
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
RONDA SDS diz que trabalho da corporação vai ganhar mais agilidade com a nova ferramenta móvel - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Desde o último sábado (16) entrou em vigor no Estado de Pernambuco o decreto, assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB), que impõe um maior rigor na quarentena, para a população. O intuito é diminuir a propagação do novo coronavírus (covid-19). Seguindo essas recomendações, a Prefeitura do Recife iniciou uma operação permanente para cumprir as determinações do decreto. Nestes três dias de validade do decreto, a Prefeitura autuou 56 estabelecimentos, com 20 interdições e 36 adequações de estabelecimentos essenciais às regras do decreto.

Segundo dados do Executivo municipal, cerca de 500 servidores dos serviços essenciais estão por dia nas ruas orientando a população e fazendo a fiscalização. Neste grupo estão inclusos agentes de órgãos como a Guarda Municipal do Recife, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) e Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb).

Nos bloqueios realizados pela CTTU, 75 mil veículos já foram abordados e a taxa de respeito ao decreto foi de 95%. Os dados fornecidos são de até as 17h desta segunda (18).

Somente o bairro de Casa Amarela, localizado na Zona Norte da capital, sete estabelecimentos foram fechados no largo comercial, sendo uma vidraçaria, uma loja de cosméticos, três financeiras e duas farmácias. No caso das farmácias, que são considerados serviços essenciais, os motivos foram a não utilização,  de EPIs pelos funcionários e a não adoção de medidas de higiene e distanciamento. Caso se adéquem as medidas, as farmácias poderão reabrir normalmente.

Outros 15 estabelecimentos de serviços essenciais também foram notificados por descumprirem o decreto, e não disponibilizarem álcool em gel na entrada e o  por não manter o distanciamento entre os clientes. 

A Prefeitura do Recife também começou a autuar comeciantes na área comercial de Nova Descoberta, Zona Norte da cidade. Nesta segunda-feira (18), 13 estabelecimentos foram interditados por não se enquadrarem como serviços essenciais: barbearias, sementeira, lava-jato, marcenaria, vidraçarias, lojas de conserto de celulares entre outros. Outros 21 estabelecimentos de serviços essenciais como farmácias, mercados e açougues foram notificados para realizarem o cumprimento do decreto e se adequaram.

Bloqueios no Trânsito

Foram montados 16 pontos de bloqueio em diferentes pontos da cidade. A medida fez parte de uma ação conjunta da CTTU com a Polícia Militar. A autarquia informou que abordados mais de 75 mil veículos, sendo 38.170 mil no final de semana: 24.856 no sábado e 14.314 no domingo. Já nesta segunda-feira (18), primeiro dia útil da quarentena foram abordados 37.248 veículos. A Prefeitura do Recife calcula que houve um índice de respeito ao rodízio de cerca de 95% dos veículos abordados, os 5% restantes foram orientados a voltar para casa.

Comentários

Últimas notícias