ÁGUAS BELAS

Obras emergenciais na barragem de Ipanema I, no Agreste, avançam e devem ser concluídas em junho

As obras tiveram início após a barragem apresentar risco de rompimento decorrente de fortes chuvas em março

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 19/05/2020 às 17:01 | Atualizado em 19/05/2020 às 17:01
DIVULGAÇÃO/SEINFRA
A barragem tem capacidade de acumulação máxima de 611.473,46 metros cúbicos - FOTO: DIVULGAÇÃO/SEINFRA

As obras emergenciais na barragem de Ipanema I, no município de Águas Belas, no Agreste pernambucano, devem ser concluídas até junho. O serviço começou a ser realizado no final de abril, após a barragem apresentar risco de rompimento decorrente das chuvas acima da média histórica para a região, registradas entre os dias 29 e 31 de março, na bacia hidrográfica do Rio Ipanema. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o acumulado do mês foi de 254,5 mm no município, o que significa 340% acima do esperado para o período.

Por conta do risco de rompimento da barragem, que tem capacidade de acumulação máxima de 611.473,46 metros cúbicos, cerca de 18 famílias precisaram ser realocadas, e retornarão para casa após a conclusão do serviço. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) de Pernambuco, já foram concluídos 42,21% das obras.

Após a conclusão das obras emergenciais, nos próximos meses uma outra obra deve acontecer em proporções maiores. "Isso não é uma obra completa, é uma parte da obra. É a parte que elimina os riscos. Porque, para a obra completa, nós estamos trabalhando no projeto definitivo, é uma coisa que requer o detalhamento mais aprofundado, mas para eliminar os riscos nós contratamos especialistas e temos uma equipe muito preparada e que definiu essas intervenções emergenciais para eliminar risco de rompimento", explicou a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista. Segundo ela, o projeto da obra em caráter definitivo deve ser concluído em aproximadamente 5 meses.

A secretária disse ainda que, com a conclusão das obras, o aviso de situação de emergência, decretado no dia 3 de abril, será retirado.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

???? Seguem em andamento as obras emergenciais na barragem de Ipanema I, em Águas Belas, no Agreste pernambucano. O trabalho foi iniciado no final de abril pela Secretaria Executiva de Recursos Hídricos e tem como intuito minimizar o risco de ruptura da estrutura do reservatório, após chuva intensa registrada na região em março. No momento, o serviço se encontra com o percentual de 42,21% de execução. Essa iniciativa conta com recurso federal na ordem de R$ 200 mil reais, captados junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A previsão é a que a obra seja concluída em junho, possibilitando que a população ribeirinha que reside na área de risco da barragem possa retornar às suas residências. ???? ???? ???? #Seinfra #RecursosHídricos #Barragem #IpanemaI #ÁguasBelas #GovernodePernambuco

Uma publicação compartilhada por Seinfra PE (@seinfrape) em

As obras contaram com recurso federal na ordem de R$ 200 mil, captados junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. De acordo com a secretária Fernandha Batista, ainda não há previsão de orçamento para a realização do serviço em caráter definitivo.

Comentários

Últimas notícias