Chuva

Ministério Público de Pernambuco cobra urgência na elaboração do Plano de Contingência para o período chuvoso

No quinto mês do ano, Olinda ainda não dispõe de um plano devidamente atualizado para 2020

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 19/05/2020 às 17:38 | Atualizado em 19/05/2020 às 17:52
Foto: Guga Matos/JC Imagem
MPPE recomenda que Olinda apresente Plano de Contingência para período chuvoso - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou, nesta terça-feira (19), que a Defesa Civil da cidade de Olinda, Região Metropolitana do Recife, providencie a elaboração, aprovação e revisão do Plano de Contingência do município para o ano de 2020, com urgência. Por conta da aproximação do período de chuvas, o órgão cobra que medidas de prevenção imediatas para que acidentes possam ser evitados.

No quinto mês do ano, Olinda ainda não dispõe de um plano devidamente atualizado para 2020. O MPPE argumenta que a elaboração do documento é de fundamental importância para o planejamento de procedimentos a serem adotados em situações emergenciais e lembra que realização regular de exercícios simulados, por exemplo, é estabelecida no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil.

Na recomendação, publicada no Diário Oficial, a 3ª promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Olinda, Belize Câmara Correia, destacou que além da elaboração do Plano, o município também deve adotar providências para monitorar possíveis desastres naturais na cidade.

Entre as medidas recomendadas, estão a fiscalização, identificação e mapeamento de áreas de risco, adoção de intervenções preventivas e evacuação da população das áreas de alto risco ou edificações vulneráveis. O MPPE deu um prazo de cinco dias para o município informar se vai, ou não, adotar as medidas recomendadas. O órgão lembrou ainda que manter a população informada sobre eventos meteorológicos e sobre os protocolos de prevenção e ações emergenciais é essencial.

Comentários

Últimas notícias