AVISO METEOROLÓGICO

Penúltimo final de semana de lockdown no Grande Recife começa com chuva forte e alerta da Apac

O alerta é válido até este domingo (24); Em Olinda, Canal do Fragoso ameaça transbordar

Rute Arruda Vanessa Moura
Cadastrado por
Rute Arruda
Vanessa Moura
Publicado em 23/05/2020 às 10:05 | Atualizado em 23/05/2020 às 14:49
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Tendência é de que intensidade da chuva diminua em Pernambuco a partir da quarta-feira (11) - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta, na manhã deste sábado (23), de chuva com intensidade moderada a forte na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata Norte e Agreste. O alerta é válido até este domingo (24).

>> Confira a previsão do tempo para este sábado (23) em Pernambuco

A Apac também divulgou as localidades em Pernambuco que mais registraram chuva nas últimas 24h. Os municípios de Goiana, na Zona da Mata, Recife e Olinda, na RMR, apresentam o índice pluviométrico mais alto do Estado, com 109,54mm, 83,67mm e 82,44mm respectivamente. As informações foram colhidas até as 12h30 deste sábado. Confira abaixo os locais:

Goiana, Zona da Mata - 109,54mm;

Dois Unidos, Zona Norte do Recife - 83,67mm;

Bairro de Aguazinha, em Olinda, Região Metropolitana do Recife - 83,67mm;

Itapissuma, Zona da Mata - 80,83mm;

Itaquitinga, Zona da Mata - 74,91mm;

Bairro de Jardim Fragoso, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife - 69,17mm;

Consequências 

Em Recife, a grande quantidade de água das últimas horas foi responsável por nove deslizamentos e diversos pontos de alagamentos pela cidade. Nenhuma vítima foi registrada até o momento.

Já em Olinda, de acordo com o Secretário Executivo de Defesa Civil do município, Coronel Cunha, o serviço preventivo de colocação de lonas nos morros da cidade representou uma grande diminuição nas ocorrências de prejuízos causados pela chuva. Segundo ele, apenas duas ocorrências foram registradas neste sábado, uma por conta de queda de árvore e outra para retirada de uma idosa de um ponto de alagamento. Duas equipes estão atendendo à chamadas de colocação e recolocação de lonas. "Apesar de tanta chuva, estamos numa situação ainda dentro da normalidade sem necessidade da ativação de plano de contingência. O que ativamos hoje são as equipes de plantão sobreaviso que já estão nos locais trabalhando. São duas equipes operacionais na parte de recobrimento de barreiras e um reforço na parte de telefonia para atender ao 0800 em caso de alta demanda", explicou o secretário. 

Apesar da aparente situação de tranquilidade no município, os 85,39mm registrados Olinda nas últimas 12h podem representar riscos aos moradores dos bairros de Jardim Fragoso e Jardim Atlântico. De acordo com imagens enviadas à reportagem do Jornal do Commercio, o Canal do Fragoso, na altura da ponte da avenida Fagundes Varela, ameaça transbordar. 

Cortesia/Lara Sampaio
Ponte da avenida Fagundes Varela, localizada em Jardim Atlântico, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife - Cortesia/Lara Sampaio
Cortesia/Pedro Botelho
Ponte da avenida Fagundes Varela, localizada em Jardim Atlântico, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife - Cortesia/Pedro Botelho

As obras da ponte em questão, que tiveram início em outubro do ano passado, representavam uma promessa aos moradores da localidade de que as enchentes, que anualmente causam transtornos, seriam extintas. Segundo a Secretaria Executiva de Serviços Públicos de Olinda, ações de limpeza do canal estão sendo realizadas desde a primeira quinzena de abril para evitar alagamentos e prejuízos aos moradores. O órgão informou também que a obra da ponte é de responsabilidade da Companhia Estadual de Habitação do Estado (Cehab-PE).

Previsão 

Segundo a previsão da Apac, a única região sem possibilidade de chuva é o Sertão do São Francisco. No Sertão de Pernambuco deve chover de forma rápida e isolada no período da noite com intensidade fraca. Na Zona da Mata Sul há chance de pancadas de chuva isolada com intensidade moderada. No Agreste, a previsão é de chuva com intensidade moderada a forte, e no Arquipélago de Fernando de Noronha a previsão é de chuva no período da tarde e noite com intensidade fraca.

Temperaturas

Grande Recife - Mínima de 21°C e máxima de 31°C;
Agreste - Mínima de 17°C e máxima de 30°C;
Fernando de Noronha - Mínima de 23°C e máxima de 30°C;
Zona da Mata - Mínima de 19°C e máxima de 32°C;
São Francisco - Mínima de 21°C e máxima de 33°C;
Sertão do Pajeú e do Araripe - Mínima de 16°C e máxima de 33°C.

Comentários

Últimas notícias