UOL - O melhor conteúdo
NOVO CORONAVÍRUS

Detentos de Petrolina produzem 28 mil máscaras para o combate à covid-19

Todo o material é doado a instituições privadas e órgãos públicos da região que atuam na área de segurança, saúde e educação

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 27/05/2020 às 19:20 | Atualizado em 27/05/2020 às 19:31
DIVULGAÇÃO/SERES
Os detentos são do Presídio Doutor Edvaldo Gomes (PDEG), em Petrolina, no Sertão do Estado - FOTO: DIVULGAÇÃO/SERES

Seis detentos do Presídio Doutor Edvaldo Gomes (PDEG), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, produziram 28.200 máscaras para prevenção e combate ao novo coronavírus. A ação é uma parceria da unidade prisional com a ONG Movimento. Todo o material é doado para instituições privadas e órgãos públicos da região que atuam na área de segurança, saúde e educação. Na unidade também estão sendo produzidas quatro mil máscaras para a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).

>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus

A ONG Movimento, já parceira da PDEG na confecção de travesseiros, doa a matéria-prima e supervisiona os reeducandos envolvidos na confecção de equipamentos de proteção individuais (EPIs).

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, destaca que a atitude serve para que o detento se sinta útil para a sociedade, elevando a autoestima. “É uma ação que acontece em todo o Estado e colabora no sentido de valorizar a autoestima do preso, dele se sentir útil à sociedade”, destacou.

Recompensa

Todos eles têm direito à remição de pena de um dia a menos a cada três trabalhados, de acordo com a Lei de Execução Penal. Entre os beneficiados com os EPIs estão as polícias Civil e Militar, Samu, UPAS, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais de Educação e Saúde e hospitais.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias