INTERIOR

Em 15 dias, casos de coronavírus mais que dobraram no interior de Pernambuco

O lockdown é apontado por especialista como solução para frear a pandemia no interior

Katarina Moraes Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Katarina Moraes
Carolina Fonsêca
Publicado em 29/05/2020 às 15:22 | Atualizado em 29/05/2020 às 16:30
REPRODUÇÃO/TV JORNAL INTERIOR
Em Caruaru, as barreiras sanitárias continuarão, para tentar conter a proliferação do novo coronavírus - FOTO: REPRODUÇÃO/TV JORNAL INTERIOR

A semana começou com um alerta do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, para uma nova etapa de avanço do coronavírus no Brasil: o aumento dos casos nas cidades do interior. De acordo com um especialista, esse comportamento da pandemia já pode ser observado em Pernambuco, que registra um crescimento acelerado da curva de casos nos municípios do interior do Estado, apesar de a Região Metropolitana do Recife ainda apresentar maior quantidade de casos. Com o novo coronavírus chegando com mais força às cidades do interior, soa o alerta da necessidade de determinar o lockdown para além da capital. 

>> Pernambuco tem mais de 1,5 mil casos de coronavírus e 103 mortes confirmadas nas últimas 24 horas

>> Cidades em lockdown ficam fora do topo do índice de isolamento em Pernambuco dessa quinta

>> Pico de mortes por coronavírus no Brasil deve acontecer entre julho e agosto, diz estatístico Gauss Cordeiro

"A solução seria fazer o lockdown nas cidades que tem casos de infecção e óbitos altos. A mesma análise que foi feita com os cinco municípios que entraram em lockdown na Região Metropolitana (Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata)", explicou Jones Albuquerque, pesquisador do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami da Universidade Federal de Pernambuco (Lika-UFPE) e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

O governo do Estado trabalha com 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) para atender todos os 184 municípios pernambucanos, além da Ilha de Fernando de Noronha. Até a última quarta-feira (27), o Estado inteiro registrou 1.065 novos casos da covid-19, totalizando 29.919 diagnósticos e 2.468 óbitos causados pela doença. Detalhando estes números, é possível notar que 11.032 dos casos são de residentes no Recife e Região Metropolitana e 2.005 casos foram registrados em municípios do interior. 

>> É falsa a imagem que circula na internet com supostas datas de reabertura da economia em Pernambuco

>> Setores da economia do Recife devem começar a reabrir a partir de junho

>> Cabo anuncia antecipação de feriados e plano de reabertura restrita do comércio

Levando em consideração que o período de incubação do vírus é de 15 dias, a reportagem do Jornal do Commercio comparou os números do dia 27 de maio com os do dia 13 de maio, 15 dias atrás. Na ocasião, as cidades do interior registravam 940 casos. Ou seja, o número mais que dobrou neste período - um crescimento de 113,30%.

"É esperado entrar no Estado (a pandemia) todo porque a gente vai se contaminando. A gente está dentro de uma pandemia que cresce exponencialmente - dobra, pode triplicar ou quadruplicar, anda em uma velocidade muito acelerada. A solução é travar o sistema. Na Região Metropolitana do Recife, nos cinco municípios em que o governo optou, sabiamente, por fazer o lockdown segurou o número de demanda por leitos. O perigo dessa inserção no interior do Estado vem dos óbitos. Vêm os casos graves e a nossa capacidade de resposta em UTIs no interior não é alta", acrescentou Jones.

Testagem no interior do Estado

O enfrentamento à pandemia esbarra na falta de testes para a doença no mundo inteiro. Em Pernambuco não é diferente. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os testes rápidos para a detecção do novo coronavírus utilizados no Estado são encaminhados pelo Ministério da Saúde (MS) e comprados isoladamente pelos municípios.  

A SES não soube informar quantos testes tinham sido feitos no interior do Estado até o dia 13 de maio e entre o dia 13 e o dia 27 de maio - recorte analisado pela reportagem. Porém, detalhou que o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) encaminhou 6.241 testes recebidos do MS para as 12 Geres. Cada kit tem capacidade para realização de 20 testes, totalizando mais de 120 mil testes.

"A primeira remessa foi enviada aos municípios no dia 16 de abril (492 kits); a segunda remessa no dia 27 de abril (1.249 kits) e a remessa mais recente no dia 8 de maio (4.500 kits). O quantitativo por cidade é acordado pelo critério populacional e de acordo com os acordos realizados nas Comissões Intergestores Bipartite (CIB). Nesta quarta-feira (27.05), o Estado recebeu mais 4.941 kits que ainda serão distribuídos", informou a SES em nota.

A testagem é feita em profissionais de saúde e segurança e parentes, apenas se estiverem apresentando sintomas. Há também uma atenção especial para idosos e os trabalhadores sintomáticos, além dos seus contatos próximos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos.

Os kits foram distribuídos da seguinte maneira para cada uma das 12 Gerências Regionais de Saúde: 
I - 3.516 kits
II - 337 kits
III - 285 kits
IV - 706 kits 
V - 293 kits 
VI - 214 kits 
VII - 80 kits
VIII - 221 kits
IX - 167 kits
X - 123 kits
XI - 127 kits
XII - 172 kits

UTIs no interior do Estado

A reportagem do Jornal do Commercio solicitou à Secretaria-Executiva de Regulação em Saúde (Sers) a quantidade de leitos de UTI disponíveis nos municípios do interior, mas não obteve resposta. Caso a Sers responda com os dados, este texto será atualizado. 

Municípios livres de coronavírus 

Além disso, 20 municípios seguem sem contabilizar nenhum caso da pessoas contaminadas pelo coronavírus - fenômeno estudado por pesquisadores do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), com o objetivo de identificar as causas do sucesso no combate da doença.

Com a listagem dos municípios que ainda não confirmaram casos da doença, os pesquisadores constataram que o isolamento geográfico e uma menor densidade populacional são fatores importantes para o controle da disseminação do novo vírus.

Comentários

Últimas notícias