Nesta sexta-feira (29), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deu início a uma ação que visa minimizar a propagação do novo coronavírus (covid-19). A empresa está instalando 38 lavatórios de mãos públicos em 16 municípios do Estado. Os lavatórios foram produzidos pelos funcionários da companhia com materiais reaproveitados. A primeira unidade foi instalada no Mercado da Encruzilhada na tarde da última quinta-feira (28).
>> Coronavírus: com recorde de novos casos, Brasil ultrapassa a Espanha em número de mortes
Também no Recife, o Mercado de Água Fria recebeu um lavatório nesta sexta (29). O calendário de instalação prevê, na próxima segunda (1º), a colocação dos equipamentos em mais dois mercados: Casa Amarela e Nova Descoberta. Durante a semana os lavatórios devem ser colocados nos bairros do Cordeiro, Várzea, Engenho do Meio, Arruda e Alto do Deodato. Na capital, o projeto é uma pareceria com a Prefeitura do Recife e serão colocadas um total com 15 unidades. Beberibe, Afogados, Encruzilhada, Água Fria, Campo Grande, Jordão e Ibura UR-1 completam a lista.
Os pontos são escolhidos estrategicamente próximos às lotéricas, mercados públicos, feiras livres e bancos. A ação é fruto de um convênio entre a Compesa e o Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT).
Funcionamento
Os equipamentos funcionarão por meio de um mecanismo de acionamento automático, evitando o contato direto do usuário com a pia, o que torna a lavagem das mãos ainda mais eficaz. Os novos lavatórios estarão ligados diretamente na rede de água da Compesa e próximos às caixas coletoras de esgoto.
No interior do estado
Na primeira etapa estão previstas a instalação de 23 lavatórios nas cidades de Garanhuns, Salgueiro, Petrolina, Arcoverde, Pesqueira, Cupira, Belo Jardim, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Caruaru, Bonito, Paudalho, Limoeiro, Tamandaré, Ouricuri. Petrolina já recebeu duas unidades, nos bairros Centro e José e Maria.
“Com esta ação estamos nos preparando para a retomada das atividades nesta nova realidade de vida. Nosso objetivo é equipar esses espaços públicos, proporcionando que as pessoas utilizem os lavatórios para higienização, uma medida simples, mas eficaz para reduzir o contágio da doença”, avalia a presidente da Compesa, Manuela Marinho.
Nos Terminais do Recife
Em uma parceria entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura e Recursos Hídricos, a Companhia também colocará pias de higienização em 22 terminais integrados de passageiros. Até o momento, o total de 14 (Cajueiro Seco, Joana Bezerra, Prazeres, Aeroporto, Tancredo Neves, Recife, Barro, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Caxangá, Getúlio Vargas, CDU, PE-15 e Xambá) já estão com as pias em funcionamento e os demais (Camaragibe, Cosme Damião, Abreu e Lima, Igarassu, Cabo, Jaboatão, TIP, Rio Doce) serão contemplados nos próximos dias.
Comentários