Investigação

Quadrilha fraudava concurso da PM em Pernambuco, São Paulo e na Bahia, diz polícia

A polícia cumpriu mandados nas cidades de Petrolina, Parnamirim, Ouricuri, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 26/06/2020 às 13:18 | Atualizado em 26/06/2020 às 22:18
Divulgação
Provas acontecem em setembro na cidade de Fortaleza (CE) - FOTO: Divulgação

Além de tentar fraudar o concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina, em 2019, uma organização criminosa, alvo da Polícia Civil de Pernambuco, pode ter cometido fraudes em certames da Polícia da Polícia Militar em Pernambuco, em São Paulo, em Sergipe e na Bahia.

As informações foram divulgadas pela própria Polícia Civil, nesta sexta-feira (26), após a deflagração da Operação "Test Failed 2", que ocorreu nas cidades de Petrolina, Parnamirim, Ouricuri, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia.

Durante a operação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo juiz da Segunda Vara Criminal da Comarca de Petrolina, além de uma prisão em flagrante. "Uma pessoa foi presa em flagrante por falsidade documental. Seria a pessoa que possibilita a existência da organização, pois ela falsifica os documentos para que terceiros realizem a prova no lugar dos reais candidatos, propiciando que a pessoa, sem qualquer conhecimento técnico, seja aprovada no concurso", explicou o delegado responsável pela investigação, Gregório Ribeiro.

>> Veja todas as investigações relacionadas a contratos do novo coronavírus em Pernambuco

>> Polícia investiga organização que age há 13 anos em Pernambuco e pode ter fraudado licitações de várias prefeituras, governo e legislativo

A investigação teve início ainda em 2019 com objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa voltada para a prática dos crimes de fraude em certame público; uso de documento falso; falsificação de documento público e participação em organização criminosa. 

"A intenção da operação é trazer a lisura aos concursos públicos, garantindo que as pessoas que têm o sonho de galgar uma vaga mediante estudo seja garantida. Garantimos tirar as pessoas que não merecem estar em algumas instituições quer seja por não ter qualificação técnica ou ética e moral para os órgãos", afirmou a delegada seccional Isabela Pessoa.

Na execução da operação, foram empregados 50 policiais civis, entre Delegados, agentes e escrivães. A operação é vinculada à Diretoria Integrada do interior 2 (Dinter 2), sob a presidência dos delegados Gregório Ribeiro e Daniel Moreira. Os detalhes da operação ainda serão apresentados pela polícia.

Test Failed

Ainda em 2019, cinco pessoas foram presas suspeitas de tentar fraudar o concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina.na primeira fase da operação ‘Test Failed’. As investigações começaram em abril daquele ano e apontaram um professor como líder do grupo.

Na ocasião, a polícia identificou ao menos três candidatos que receberiam as respostas. Todos foram detidos e um policial militar que seria um parceiro na distribuição dos gabaritos foi preso. O esquema funcionaria da seguinte forma: os candidatos enviariam fotos do exame e receberiam as respostas por mensagens de texto.

Comentários

Últimas notícias