mapeamento

Mais de 40 mil pessoas vivem em moradias de risco em Jaboatão, no Grande Recife

Mapeamento do município foi realizado entre maio e dezembro de 2019

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 03/06/2020 às 17:15 | Atualizado em 03/06/2020 às 17:33
Foto: Cirio Gomes/TV Jornal
FOTO: Foto: Cirio Gomes/TV Jornal

Um mapeamento feito pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) identificou áreas de alto e e muito alto risco para deslizamentos e inundações no município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Por meio de informações técnicas, o mapeamento mostra que Jaboatão concentra 10.181 moradias em risco com 40.724 pessoas, número que corresponde a 5,79% da população.

O mapeamento ocorreu entre os meses de maio e dezembro de 2019. Além das áreas de alto e muito alto risco, o trabalho também levou em consideração algumas áreas com grau de risco considerado médio, que ainda não apresentam potencial para a ocorrência de desastres, mas necessitam de monitoramento para evitar a evolução do problema.

De acordo com a CPRM, o objetivo do estudo é apontar à Defesa Civil e aos gestores municipais, estaduais e federais quais são as áreas prioritárias para a implantação de ações de gerenciamento, mitigação, monitoramento e resposta frente aos desastres naturais.

O trabalho foi executado pelos geólogos e pesquisadores em geociências Gilmar Pauli Dias e Bruno Elldorf, que atuam na Superintendência Regional da CPRMno Recife.

Outros municípios pernambucanos mapeados

Além da cidade de Jaboatão dos Guararapes, outros 86 municípios pernambucanos já foram mapeados. Levando em consideração todos os levantamentos, foram identificadas 1.081 mil áreas de risco com 58.310 mil moradias e 236.307 mil pessoas. Todas as informações estão disponíveis para consulta no portal da CPRM.

Ainda segundo a CPRM, o mapeamento das áreas de risco geológico é feito em campo juntamente com a Defesa Civil municipal. Durante o processo, são percorridas as porções urbanizadas da cidade com foco na identificação de áreas que possam desenvolver ou serem atingidas por eventos adversos de natureza geológica. 

Comentários

Últimas notícias