EDUCAÇÃO

Procon notifica instituições de ensino superior que não estão negociando mensalidades

Foram notificadas IBGM/Unibra, Faculdade Anchieta, UniFBV e o Grupo Ser Educacional

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 04/06/2020 às 18:10 | Atualizado em 01/07/2020 às 22:36
PIXABAY
O estabelecimento, no Centro do município, foi alvo de denúncias da população. - FOTO: PIXABAY

Instituições particulares de ensino da Região Metropolitana do Recife (RMR) começaram a ser notificadas pela Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PE), por não estarem oferecendo a possibilidade de negociação das mensalidades durante este período de pandemia, provocada pelo novo coronavírus (covid-19), aos seus alunos. As notificações iniciaram nessa quarta-feira (3).

IBGM/Unibra, Faculdade Anchieta, UniFBV e o Grupo Ser Educacional já foram notificadas. Segundo o órgão de defesa do consumidor, uma Nota Técnica orientando para que as mensalidades fossem negociadas foi enviada às instituições, e mesmo assim as reclamações foram recebidas após o envio.

Depois de 20 dias da divulgação da Nota Técnica do Procon, já foram recebidas 271 denúncias. Dessas, 149 são relacionadas às escolas e hotelzinhos e 122 às instituições de ensino superior, das quais, os alunos citam além da falta de descontos e a má qualidade na prestação do serviço à distância.

Em nota, o Centro Universitário UniFBV explicou tem mantido seus canais de relacionamento abertos aos alunos. A instituição disse ainda que lançou um programa que dá acesso a bolsas integrais e flexibilização de pagamento para garantir a continuidade dos estudos.

Procuradas pela reportagem do Jornal do Commercio, IBGM/Unibra e a Faculdade Anchieta, até o momento da publicação desta matéria, ainda haviam se posicionado sobre o assunto.

Íntegra da nota enviada pela UniFBV

"O Centro Universitário UniFBV esclarece que mantém seus canais de relacionamento abertos para qualquer necessidade, e também permanece em estreito contato com seus estudantes.

É importante ressaltar que, desde o início do isolamento social, a instituição conseguiu colocar seus alunos da modalidade presencial estudando em casa, interagindo ao vivo com os mesmos professores que tinham nas suas unidades, nos mesmos horários de suas aulas. A avaliação dos alunos tem sido extremamente positiva e a solução está tornando possível o cumprimento do calendário acadêmico. Para implementar a nova plataforma, que é totalmente diferente do modelo tradicional de EAD, a instituição investiu em infraestrutura digital e aumento da capacidade dos servidores, além de treinar os professores (que continuam trabalhando normalmente) para a nova realidade.

Para garantir a continuidade dos estudos de seus alunos e apoiar as famílias que tenham sofrido perda econômica devido à crise do novo coronavírus, a instituição lançou um programa que dá acesso a bolsas integrais e flexibilização de pagamento de um ou mais meses para alunos impactados nesse cenário de pandemia.

O Centro Universitário UniFBV oferece ainda outros instrumentos de suporte aos alunos, como o seguro educacional em caso de desemprego ou morte acidental do responsável financeiro do contrato educacional do estudante, e também fechou parcerias com operadoras de telecom para oferecer pacotes e planos de dados com condições diferenciadas para os alunos que precisam de mais recursos para as aulas on-line."

Íntegra da nota enviada pelo Grupo Ser

"O grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau e UNINABUCO - Centro Universitário Joaquim Nabuco, esclarece que somos sensíveis e compreendemos a gravidade da situação e a dificuldade que todos os nossos discentes atravessam nesse momento. Como Instituição, continuamos a honrar com todos os nossos compromissos junto aos nossos docentes e colaboradores, que, igualmente, enfrentam dificuldades e que dependem de nossos esforços para se manterem em seus empregos. Aliado a isso, temos demonstrado, na prática, ações que, além de cumprir todos os decretos e normativas Federais e Estaduais, denotam nossa sensibilidade a gravidade do momento. Para nossos discentes, estamos ofertando, neste momento, a possibilidade de financiar suas mensalidades de 2020.1 em até 80% do valor com condições especiais por meio do Educred; O parcelamento da mensalidade durante o período de isolamento em 06 (seis) vezes no cartão sem juros; A prorrogação do vencimento dos boletos em data a atender a necessidade de nosso aluno; Além de preservarmos a continuidade do semestre letivo para que o discente não seja prejudicado na integralização temporal de seu curso, garantindo a permanência de seu professor e respeitando a legislação através do Regime Letivo Remoto."

Comentários

Últimas notícias