Covid-19

Abrigo de idosos no Agreste de Pernambuco tem 78 pessoas diagnosticadas com coronavírus

A testagem em massa dos moradores e funcionários do abrigo, que fica em um distrito do município de Bezerros, aconteceu após uma idosa, moradora do local, falecer vítima da covid-19

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/06/2020 às 8:39 | Atualizado em 09/06/2020 às 11:50
BIANCA SOUZA/ACERVO JC IMAGEM
Cuidador de idosos - FOTO: BIANCA SOUZA/ACERVO JC IMAGEM

Matéria atualizada às 11h30.

Testaram positivo para o novo coronavírus pelo o menos 78 pessoas, entre idosos e funcionários, do abrigo de idosos localizado no distrito de Encruzilhada de São João, em Bezerros, Agreste de Pernambuco. Após uma idosa do abrigo falecer pela covid-19 no sábado (6), 102 testes foram feitos na instituição na última segunda-feira (8), dos quais 24 negativaram. Nestes, a contraprova do exame será feita nesta terça-feira (9). Dos 78 casos positivos, 72 são moradores do local. 

>>Covid-19: "Há possibilidade de a doença se tornar endêmica", diz secretário de Saúde de Pernambuco

>>Testes rápidos para o coronavírus são abandonados em rua do Janga, em Paulista

>>Pernambuco registra 45 mortes por coronavírus em 24 horas

Para a secretária de Saúde de Bezerros, Luciana Lamour, a covid-19 pode ter sido levada ao abrigo através de algum dos funcionários. “A gente acredita que tenha sido um foco externo, porque tem muitos cuidadores lá”. A gestora afirma, ainda, que o local já recebeu ações municipais de prevenção ao coronavírus. “O abrigo não é de gestão do município mas ele é acompanhado por nosso sistema de saúde com visitas periódicas, distribuição e máscaras, álcool em gel e orientações de higiene. Na última campanha da gripe todos os idosos foram vacinamos”, garantiu.

Ao receberem o resultado de que 78 pessoas testaram positivo para a doença, a secretária disse ter direcionado uma equipe médica para ir até o local. “Ontem a noite mesmos nós fizemos uma triagem clinica dos pacientes e percebemos que 13 deles precisavam de cuidados hospitalares. Então trouxemos para o Hospital de Campanha. O resto do pessoal [que testou positivo] está estável e sob cuidados diários de uma equipe que vai diariamente até o abrigo”. Os idosos que testaram negativo devem ser levados ainda nesta terça-feira até o abrigo da secretaria de Ação Social. “Acredito que até o fim do dia vamos conseguir fazer essa remoção”, expôs a secretária.

Em entrevista à Rádio Jornal, o prefeito de Bezerros, Breno Borba (PSB), afirmou estar em contato com as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social do município. “Chamamos as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social para conversar e tomar algumas atitudes imediatas. A gente não pode esperar mais, a gente não pode aguardar para amanhã. Entrei em contato também com o governador e com o secretário de Saúde André Longo para comunicar nossa situação. O que precisarmos, o Governo vai estar a nossa disposição”, disse o prefeito. 

Assim como a secretária de saúde do município, o gestor garantiu que, ainda nesta terça, os casos graves do abrigo vão ser internados e os idosos que negativaram para a covid-19, isolados. “Ainda hoje, no abrigo de Encruzilhada, vamos ver quais idosos precisam ser internados para, a partir de amanhã, afastar os idosos que não foram infectados, para gente fazer o exame mais completo, chamado swab, onde vamos ter a confirmação real desses outros idosos que deram negativo e que estão assintomáticos”.

O médico Sidney Ribeiro, do Hospital de Campanha da região, confirmou a dinâmica de isolamento explicada pelo prefeito. "Vai toda uma equipe com vários médicos e enfermeiros e três ambulâncias para atender os pacientes. Quem tiver necessidade de internamento, os casos mais graves, vamos trazer para o Hospital de Campanha. Os pacientes que precisem apenas de isolamento domiciliar, vamos fazer com uma prescrição diária no abrigo e vamos isolar em outro setor os que foram suspeitos, que não confirmaram", relatou.

Veja o pronunciamento do prefeito de Bezerros a respeito do caso: 

 

Boletim

Bezerros tem, de acordo com boletim divulgado pelo próprio município e atualizado na segunda-feira (08), 237 casos confirmados da covid-19, nove óbitos e dois em investigação. Além disso, são 89 pacientes recuperados da doença. 


Comentários

Últimas notícias