TEMPLO

Igreja de São Pedro, em Olinda, passa por obras de restauração

O trabalho prevê, entre outras coisas, reforço estrutural de madeiramento e imunização, destelhamento e retelhamento da coberta

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 10/06/2020 às 17:22 | Atualizado em 10/06/2020 às 17:58
SECOM OLINDA
A igreja foi construída no século XVIII - FOTO: SECOM OLINDA

A igreja de São Pedro Apóstolo, em Olinda, no Grande Recife, construída no século XVIII, passará por obras de restauração pelos próximos meses. O serviço foi iniciado oficialmente nessa terça-feira (9) e tem previsão para ser finalizado até fevereiro de 2021. O orçamento destinado para as obras é de R$ 1,4 milhão, com repasse de recursos do Governo Federal, oriundos do PAC Cidades Históricas.

Popularmente conhecido como Matriz de São Pedro, o templo, localizado no Carmo, tem torre única. Seu interior é simples, tendo também dois altares laterais.

O trabalho prevê a recuperação, reforço estrutural do madeiramento e imunização, destelhamento e retelhamento da coberta; revisão das instalações elétrica e hidráulica; adequação da acessibilidade; pintura geral; recuperação das esquadrias; restauração de pisos e revestimentos do templo religioso. A área construída do local é de 793.03 m².

Para a secretária-executiva de Patrimônio, Cultura e Turismo, Ana Cláudia Fonsêca, há grandes expectativas para a reabertura da igreja, que está fechada desde 2015. "É uma igreja que é muito requisitada, principalmente pela comunidade. Ela tem uma força muito grande da comunidade que solicitava a reabertura para o funcionamento dela. Então não é simplesmente um restauro de um patrimônio. É um retorno de uma área de convivência, de culto da cidade histórica", comentou.

 

DIVULGAÇÃO
O término das obras está previsto para 2021 - DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO
O término das obras está previsto para 2021 - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias