Santo Antônio

Em meio à pandemia, veja como o Dia de Santo Antônio será celebrado em cidades de Pernambuco

Mesmo sem fogueiras, quadrilhas e grandes aglomerações, a tradição seguirá este ano com missas online e procissões motorizadas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/06/2020 às 11:15 | Atualizado em 12/06/2020 às 12:38
Foto: JC Imagem / Bobby Fabisak
Um dos santos mais populares do Brasil, Santo Antônio tem fama de casamenteiro e é chamado de protetor dos pobres - FOTO: Foto: JC Imagem / Bobby Fabisak

Em Garanhuns e Lajedo, no Agreste de Pernambuco, o Dia de Santo Antônio será comemorado de forma mais pacata este ano. A data, celebrada neste sábado (13), em virtude ao dia do padroeiro das duas cidades agrestinas, não poderá contar com as grandes festas, procissões e missas, tradicionalmente realizadas todos os anos.

Por conta da pandemia do novo coronavírus e das medidas de distanciamento social para evitar que a doença se prolifere, a programação deste feriado, tão importante para a fé católica, não poderá envolver grandes aglomerações. No entanto, em homenagem a Santo Antônio, um dos santos mais reverenciados durante o mês de junho, as festividades nos municípios acontecerão em um formato distinto, mas ainda assim, muito caloroso. 

Sem o clássico corte de bolo, as fogueiras, as quadrilhas, as barracas de comidas típicas e o "Baile do Santo Antônio Casamenteiro”, mas ainda assim com a tradição intacta, Garanhuns e Lajedo celebrarão este dia 13 de junho com orações, recitação de terço e missa, tudo isso, claro, de forma online.

Além disso, os fiéis, moradores das duas cidades, que quiserem acompanhar a procissão, que será motorizada, deverão estar todos munidos com máscara de proteção em seus respectivos automóveis. Não será permitido que pessoas acompanhem a procissão a pé, para que não sejam formadas aglomerações. Em Garanhuns, a procissão acontecerá após a missa, às 19h30, e em Lajedo, a procissão acontecerá às 16h, após a trezena de Santo Antônio. 

Veja a programação

Garanhuns, na Catedral de Santo Antônio

Sábado (13) 

17h30 - Oração da trezena de Santo Antônio, seguida pela celebração da missa, presidida por Dom Paulo Jackson

18h30 - Ao término da missa, procissão motorizada pelas principais ruas da cidade

Lajedo, paróquia de Santo Antônio

Sexta-feira (12)

16h - Celebração eucarística presidida por Dom Paulo Jackson

19h - Oração de trezena de Santo Antônio

20h30 - Live dos namorados com música ao vivo 

Sábado (13)

8h - Missa de Santo Antônio, presidida pelo padre Pedro Igor

16h - Trezena de Santo Antônio, e ao fim procissão motorizada pelas principais ruas da cidade

Para assistir a transmissão ao vivo de toda a programação na Catedral e Paróquia de Santo Antônio, basta acessar aos perfis no Instagram, Facebook e YouTube da Pascom Diocese de Garanhuns. 

No Grande Recife

De acordo com a Arquidiocese de Olinda e Recife, a missa do Dia de Santo Antônio acontecerá no sábado (13) às 9h, na Igreja de Santo Antônio, onde apenas equipe de liturgia e comunicação estarão presentes. A missa, que será presidida pelo arcebispo Dom Fernando Saburido, poderá ser assistida ao vivo através do Canal no YouTube da Arquidiocese de Olinda e Recife, e também pelo Facebook.

Santo Antônio

Um dos santos mais populares do Brasil, Santo Antônio de Lisboa (ou de Pádua) nasceu em Portugal em 1195 (século 12) e morreu na Itália em 13 de junho de 1231 (século 13). Embora tenha a fama de ser o santo casamenteiro, os fiéis rezam para Santo Antônio não apenas para pedir sorte no amor, como também saúde, emprego e harmonia familiar. De acordo com o Frei João Amilton, que é provincial dos franciscanos, o santo é popular, ligado ao dia a dia das pessoas, principalmente daquelas que buscam a paz interior.

A imagem de Santo Antônio sempre está bastante associada ao pão, porque na época de sua juventude, a Europa passava bastante fome e ele incentivava para que o pão fosse levado para ser abençoado na igreja, assim traria fartura. “Toda benção fortalece nós naquilo que buscamos. Santo Antônio acreditava que a benção desse pão faria o milagre acontecer, trazendo saúde corporal e espiritual, além de forças para o trabalho”, explicou o frei João.

“Santo Antônio, era considerado um grande pregador. Ele distribuía o pão da palavra, mas além deste pão espiritual, também se preocupava em alimentar as pessoas com pão físico, principalmente as mais pobres”, acrescentou o monsenhor José Albérico Bezerra, ex vigário episcopal de Olinda. 

 

 

 

Comentários

Últimas notícias