COVID-19

UFPE realizará testes de covid-19 de pacientes de 107 cidades de Pernambuco

Resultado é fruto de parceria entre a UFPE e Amupe. Convênio foi assinado na manhã desta terça-feira (16). Exames começarão a ser analisados na próxima segunda-feira (22)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 16/06/2020 às 12:23 | Atualizado em 16/06/2020 às 12:30
ANDREW THEODORAKIS/AFP
Resultados dos exames sairão em 24h - FOTO: ANDREW THEODORAKIS/AFP

Pacientes de 107 cidades pernambucanas com suspeitas de terem sido infectados pela covid-19 terão o teste de confirmação da doença realizados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Convênio foi assinado na manhã desta terça-feira (16) entre o reitor Alfredo Gomes e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota. Inicialmente serão 8.939 exames, que começarão a ser feitos na próxima segunda-feira (22). O Estado totaliza até hoje 46.427 casos do novo coronavírus (17.405 graves e 29.022 leves) e 3.959 mortes, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde.

Os resultados serão liberados em 24h. A previsão é realizar 2 mil testes por semana, ao custo de R$ 89 cada. O exame, feito pelo método RT-PCR, é considerado padrão ouro para o diagnóstico da covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Caberá às Secretarias Municipais de Saúde do Recife e Região Metropolitana a coleta e envio das amostras para a UFPE. Nas demais regiões do Estado, o transporte vai ficar sob responsabilidade das Gerências Regionais de Saúde (GERES), a partir da articulação da Amupe.

"Nesse convênio estamos com 107 municípios dos 184 existentes em Pernambuco, mas a perspectiva é ampliar para os demais. Foi a necessidade do povo que fez com que os prefeitos procurassem a Amupe e nós a UFPE. Sabemos da dificuldade de testagem, apesar do empenho do governo do Estado com o Lacen. O teste rápido para covid-19 é fundamental, é estratégico para o diagnóstico mais rápido e adoção de condutas médicas mais eficientes. Não é possivel ficar esperando 10, 15 dias por um resultado", destacou José Patriota.

"Fico muito feliz que a universidade abra suas portas e implemente ações práticas bem longe do seu muro. Sai da teoria para a prática, beneficiando pessoas simples como seu João, que mora lá no pé da serra e que não teve oportunidade de conhecer a universidade", complementou o presidente da Amupe.

Alfredo Gomes ressaltou a importância da parceria. "Quanto mais somarmos esforços, quanto mais conhecermos a realidade da pandemia, mais estaremos preparados para responder com políticas públicas. O convênio prevê testagem inicial de quase 9 mil exames, mas podemos ter adivitivos para ampliar essa capacidade", comentou o reitor.

Ele enumerou outras ações da UFPE, como produção de álcool em gel e máscaras de acrílico. "Essa é a função social da universidade, se colocar a serviço da sociedade. Queremos mudar o conceito de Universidade Federal de Pernambuco para Universidade Federal para Pernambuco", afirmou.

CIDADES

Veja os municípios que participam do convênio entre UFPE e Amupe

Afogados da Ingazeira
Afrânio
Aliança
Amaraji
Angelim
Araçoiaba
Arcoverde
Barra de Guabiraba
Betânia
Bezerros
Bonito
Brejão
Brejinho
Buíque
Cabo de Sto Agostinho
Cabrobó
Caetés
Calçado
Camaragibe
Camutanga
Canhotinho
Carnaíba
Caruaru
Catende
Chã de Alegria
Chã Grande
Correntes
Cortês
Custódia
Exu
Feira Nova
Ferreiros
Flores
Floresta
Garanhuns
Goiana
Gravatá
Iati
Ibirajuba
Igarassu
Iguaraci
Inajá
Ingazeira
Ipojuca
Ipubi
Itaíba
Itambé
Itapetim
Itaquitinga
João Alfredo
Joaquim Nabuco
Jucati
Lagoa do Carro
Lagoa dos Gatos
Lagoa Grande
Lajedo
Limoeiro
Moreilândia
Moreno
Palmeirina
Parnamirim
Passira
Paudalho
Pedra
Pesqueira
Petrolândia
Petrolina
Primavera
Quipapá
Quixaba
Riacho das Almas
Ribeirão
Rio Formoso
Salgadinho
Salgueiro
Sanharó
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Cruz do Capibaribe
Santa Filomena
Santa Maria da Boa Vista
São Bento do Una
São Caetano
São Joaquim do Monte
São José da Coroa Grande
São José do Belmonte
São José do Egito
São Lourenço da Mata
São Vicente Férrer
Serra Talhada
Sertânia
Sirinhaém
Solidão
Surubim
Tamandaré
Terezinha
Terra Nova
Timbaúba
Toritama
Tracunhaém
Triunfo
Tuparetama
Venturosa
Vertente do Lério

 

Comentários

Últimas notícias