CHUVAS

Chuva deixa 2,3 mil pessoas desalojadas e desabrigadas em Pernambuco

Os municípios mais afetados são Barra de Guabiraba e Barreiros, no Agreste e Mata Sul do Estado

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 16/06/2020 às 19:11 | Atualizado em 16/06/2020 às 19:32
REPRODUÇÃO/TWITTER
A barragem rompeu por causa do alto volume de chuva que atingiu a região nos últimos dias - FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Cerca de 2,3 mil pessoas estão desalojadas ou parcialmente desabrigadas em municípios da Zona da Mata e do Agreste do Estado, após as chuvas que atingiram as duas regiões nos últimos dias. O maior número de casos está no município de Barra da Guabiraba, no Agreste, onde 1,2 mil pessoas precisaram deixar suas casas. As chuvas também afetaram moradores de Barreiros, na Mata Sul do Estado, onde mil pessoas também deixaram as residências. 

>> Zona rural de Sairé, no Agreste, é atingida por rompimento de barragem privada

>> Rompimento de barragem deixa mais de 1,2 mil desalojados no Agreste

>> Cidades na Zona da Mata Sul de Pernambuco registram a maior quantidade de chuva do estado nas últimas horas

Segundo a Defesa Civil do Estado, além das duas cidades, outros municípios também foram afetados. Houve o registro de 144 pessoas desabrigadas e desalojadas no município de Sirinhaém, 32 em Rio Formoso, sete em São José da Coroa Grande e outros sete em Gameleira. Na Vila Santa Terezinha, distrito de Água Preta, cerca de 100 residências foram parcialmente afetadas. Não há o registro de vitimas.

Equipes do governo do Estado estão acompanhando os municípios. Nesta terça-feira (16), o Grupo de Apoio em Desastres (GAD) esteve nos municípios de Sairé, Barra de Guabiraba, Cortês, Sirinhaém, Rio Formoso e Água Preta, para coordenar os esforços municipais para a atenção humanitária às famílias e dimensionar a necessidade de fornecimento de meios para apoio imediato a população. Nesta quarta-feira (17) as equipes seguirão para os demais municípios afetados. Trabalham nessa ação, servidores da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Apac, Compesa e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Em nota, o DER informou que as rodovias encontram-se bastante molhadas, principalmente na Mata Sul, havendo a possibilidade de pontos de retenção e alagamento. Em virtude disso, o órgão reforça o pedido de atenção para os motoristas que forem seguir viagem

Barragem

Em decorrência das chuvas, uma barragem particular rompeu nessa segunda-feira (15) no município de Sairé, causando transtornos para a população que vive às margens do Rio Sirinhaém. De acordo com o Governo do Estado, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), realizou vistoria técnica em conjunto com a Defesa Civil na área da Barragem das Antas, localizada na Fazenda São José. 

O proprietário possui apenas outorga de captação de água, estando assim irregular com relação à política nacional de segurança de barragem. Na ocasião, foi localizado o proprietário da barragem, que será notificado e deverá apresentar laudo da estrutura.

A previsão do tempo para esta quarta-feira (17) no Agreste é de tempo parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da manhã com intensidade fraca. A Defesa Civil Estadual permanece em alerta 24 horas através da central pelos telefones 199 e 3181-2490.

 

Comentários

Últimas notícias