PREMIAÇÃO

SJCC vence em três categorias no 25º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo; veja todos os ganhadores

Cerimônia aconteceu de forma remota, nas redes sociais, por causa da pandemia do novo coronavírus

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 16/06/2020 às 20:56 | Atualizado em 17/06/2020 às 11:00
REPRODUÇÃO
25ª edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo aconteceu de forma remota, por causa da pandemia do novo coronavírus - FOTO: REPRODUÇÃO

Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) faturou três categorias na 25ª edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, promovido nesta terça-feira (16), pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope). Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia foi realizada em transmissão ao vivo pelas redes sociais. Os vencedores representando o SJCC foram Bruno Campos (fotojornalismo), Thiago Lucas (ilustração/charge) e Eduardo Mafra (criação gráfica) ganharam o troféu.

 

Confira todos os vencedores

Categoria: Fotojornalismo

Profissional

*Desgovernado - Bruno Campos

A imagem de Bruno Campos, da agência JC Imagem, foi capa da edição impressa do Jornal do Commercio do dia 19 de fevereiro de 2020. A matéria falava sobre problemas estruturais do metrô do Recife, agravados desde 2011. Um dia antes da publicação da reportagem, o transporte sofreu uma batida, onde, pelo menos, 62 pessoas ficaram feridas.

Emocionado, Bruno Campos agradeceu ao JC pela oportunidade e parabenizou toda a equipe. "Quero agradecer primeiro a Deus e minha família! Mas preciso agradecer aqui a Arnaldo Carvalho, que no início do ano passado abriu os caminhos me indicando aqui pra dentro do Sistema. Agradeço também à todos pela oportunidade de fazer parte desse time e quero parabenizar todo mundo! Obrigado!", escreveu. 

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Acidente no metrô do Recife, no dia 18 de fevereiro de 2019, onde 62 pessoas ficaram feridas - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Estudante

Tragédia de Natal - Leandro Santana

O trabalho de Leandro Santana mostra o drama causado por um desabamento de barreira em Dois Unidos, Zona Norte do Recife, que resultou na morte de seis pessoas na véspera do Natal de 2019.

Categoria: Ilustração/Charge

*Carnaval já está entre nós - Thiago Lucas

A ilustração de Thiago Lucas esteve presente na edição do JC do dia 17 de fevereiro de 2020. Naquela edição, o jornalista José Teles apresentou uma lista com as 10 músicas de frevo mais ouvidas e cantadas no Carnaval de 2019 do Estado, segundo o Ecad.

REPRODUÇÃO
Capa do JC - 17 de fevereiro de 2020 - REPRODUÇÃO

Categoria: Criação gráfica

*Copa América (A América no JC - Eduardo Mafra - Junho de 2019)

A diagramação de Eduardo Mafra abrilhantou o caderno especial de esportes do JC no dia 9 de junho de 2019 e um hotsite especial. Naquela época, foi comemorada a quinta vez que a Copa América havia voltado ao Brasil, 100 anos depois de ter sido realizada pela primeira vez no País.

 

 

Categoria: Internet

Suape Pelo Avesso - Inácio França

O especial do Marco Zero Conteúdo traz todo um material especial sobre violações de direitos impostas pelo complexo de Suape. A reportagem conta com vídeos, textos, fotos, mapas e gráficos com dados históricos sobre o projeto Suape. O material faz um resgate histórico da região.

Categoria: Radiojornalismo

Mobilidade 4.0 - Anderson Souza

No especial, Anderson Souza fala sobre a tecnologia, englobando a adesão aos aplicativos de entrega, que se tornaram, em 2019, fonte de renda para quase 4 milhões de brasileiros.

Categoria: Texto reportagem

Profissional

Consumo de álcool cresce entre os jovens - Sílvia Bessa

Na reportagem "Abuso de álcool cresce entre jovens", Sílvia Bessa traz a realidade vivida por muitos jovens, principalmente pernambucanos. Ela conta também o drama vivido por uma mãe que chegou a encontrar uma garrafa de vodca na bolsa da escola do seu filho, de apenas 14 anos.

Estudante

A História não Contada de Dona Maria - Camila Souza Carvalho

Na reportagem, Camila Souza Carvalho conta a história de dona Maria José de Oliveira, de 95 anos, reverenciada em Pernambuco não pela sua trajetória de vida, mas por ser torcedora do Sport Clube do Recife. Ela foi abandonada pela mãe após o seu nascimento e passou a morar com o pai ao lado da madrasta, que nunca conseguiu suprir a falta da figura materna.

Categoria: Texto - Séries e Cadernos Especiais e Séries de Reportagens

Óleo no Nordeste - Raissa Ebrahim

Na matéria, a repórter Raíssa Ebrahim, do Marco Zero Conteúdo, falou sobre as manchas de óleo que atingiram as praias do Nordeste, em outubro de 2019. A jornalista também relatou o drama de dona Eronilda Marinho, moradora de Pipa, no RN, que contou sobre os trabalhos para a retirada do material da praia. "Eu nasci aqui, vivemos do turismo e o impacto foi muito grande. Os turistas estão entrando no mar e saindo melados de piche, não conseguem caminhar na praia nem surfar", detalhou a moradora.

Categoria: Videojornalismo

O recomeço dos venezuelanos

A reportagem especial da TV Globo mostrou a história dos refugiados venezuelanos em Pernambuco que, devido à crise em seu País de origem, vieram para o Brasil em busca de uma oportunidade para recomeçar a vida com direitos e dignidade.

Categoria: Videojornalismo - Estudante

Amaro Freitas: O piano como extensão da alma - Suzanna Borba

Na categoria estudante, com "Amaro Freitas: O piano como extensão da alma", a agora jornalista formada Suzanna Borba traz a história de Amaro Freitas, que é um pianista recifense. Ele ganhou o mundo com o jazz.

Categoria: 1º Prêmio de Jornalismo Cultural

Profissional: A Poesia e a Consciência Negra de Solano Trindade - Marília Parente

A reportagem de Marília Parente traz um pouco da vida e obras de Solano Trindade, que abordou, em todas as linguagens, a luta do povo negro pela igualdade, a partir de uma estética acessível à compreensão popular. Trindade se tornou um pioneiro na arte brasileira. O especial foi ao ar no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro de 2019.

Estudante: Ciclo Histórias pelo Recife - Victor dos Santos

O estudante saiu pedalando pelo Recife, conhecendo pessoas que utilizam a bicicleta como seu principal meio de locomoção. Ele entrevistou várias dessas pessoas para conhecer suas histórias. O trabalho de conclusão de curso de Victor dos Santos foi apresentado no final de 2019.

REPRODUÇÃO
Capa do JC - 17 de fevereiro de 2020 - FOTO:REPRODUÇÃO
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Acidente no metrô do Recife, no dia 18 de fevereiro de 2019, onde 62 pessoas ficaram feridas - FOTO:BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
REPRODUÇÃO
Especial "A América no JC" - FOTO:REPRODUÇÃO

Comentários

Últimas notícias