Estragos

Com recorde histórico de chuva, Surubim registra uma morte e três famílias desabrigadas

O município, localizado no Agreste de Pernambuco, acumulou 174,6mm de chuva em 24h, quantidade registrada apenas em junho de 1966, há 54 anos

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 22/06/2020 às 11:41 | Atualizado em 22/06/2020 às 11:59
Divulgação
A caminhonete foi localizada na tarde do último domingo (21) - FOTO: Divulgação

Com o maior índice de chuvas registrados em 54 anos, Surubim, no Agreste Pernambucano, acumulou cerca de 174,6 milímetros de água entre a manhã da sexta-feira (19) e a manhã do sábado (20), de acordo com dados levantados através do monitoramento pluviométrico da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município só havia acumulado esta mesma quantidade exorbitante de chuva em junho de 1966. O alto volume de água neste pequeno espaço de tempo resultou em diversos estragos pela região. Os bairros de Lagoa do Sapo, Boa Vista e São Sebastião foram os mais afetadas com o alto índice de precipitação.

>>Fortes chuvas acendem alerta em Sairé, no Agreste de Pernambuco, e em cidades vizinhas

De acordo com a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Surubim, Penélope Andrade, três famílias ficaram desalojadas por conta de chuva e foram enviadas à um abrigo temporário, montado em uma das escolas da cidade. Outras 150 famílias foram atingidas, mas este número pode aumentar, levando em conta que os danos ainda estão sendo calculados pelas equipes de infraestrutura da cidade.

"De fato foram chuvas intensas que afetaram muitas famílias. Temos três famílias desabrigadas e estamos prestando assistência para as que não precisaram sair de casa, mas que foram atingidas pela chuva de alguma forma, seja com alagamentos em suas casas, perda de móveis ou similares", disse a secretária. A prefeita de Surubim, Ana Célia Cabral de Farias, visitou as famílias no último sábado (20).

Divulgação
Ana Célia Cabral de Farias, Prefeita de Surubim, visitando as famílias que estão se abrigando em abrigo temporário da cidade - Divulgação
Divulgação
Ana Célia Cabral de Farias, Prefeita de Surubim, visitando as famílias que estão se abrigando em abrigo temporário da cidade - Divulgação

Além dos alagamentos e das famílias desabrigadas, um óbito foi registrado por conta da enxurrada. O motorista de caminhão-pipa, Sandoval França, de 58 anos, desaparecido desde a noite da sexta-feira (19), foi encontrado no Sítio Bandinha, zona rural de Surubim, já sem vida. O homem teria morrido afogado após tentar atravessar, de caminhonete, uma passagem molhada de um riacho.

Divulgação
A caminhonete foi localizada na tarde do último domingo (21) - Divulgação

As fortes chuvas registradas no município elevaram o nível da água e o veículo acabou sendo arrastado pela correnteza. O corpo da vítima, que estava há 200 metros do carro, foi localizado no último domingo com a perna direita soterrada. Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para autópsia no Instituto Médico Legal (IML), no Recife, onde a causa da morte será investigada. 


 


 

 

 

 

Comentários

Últimas notícias