Coronavírus

Prefeitura de Caruaru contesta decisão do governo do Estado de endurecer quarentena em pleno São João

A administração de Caruaru afirmou que o Estado tomou decisão de forma unilateral, mas acatará decreto. A Prefeitura de Bezerros, a outra cidade atingida pelo decreto anunciado nesta sexta-feira (23), disse que preocupa-se, mas entende que são medidas necessárias

Publicado em 23/06/2020 às 20:16 | Atualizado em 24/06/2020 às 3:00

A Prefeitura de Caruaru contestou o decreto do governo de Pernambuco que restringe o funcionamento das atividades econômicas da cidade entre os dias 26 de junho e 5 de julho. Em nota, a administração municipal afirmou que o Estado tomou a decisão, anunciada nesta terça-feira (23), véspera de São João, de forma unilateral, "tratando Caruaru de forma isolada, sem levar em conta o contexto da região".

>> Pernambuco endurece quarentena em Caruaru e Bezerros

>>"Claramente o Agreste puxa a taxa de contágio de Pernambuco para cima", diz secretário de Saúde de Pernambuco

>> Pernambuco confirma 337 casos de coronavírus e 87 mortes nas últimas 24 horas

"A prefeitura reforça que vem trabalhando nos protocolos de segurança para a reabertura do comércio local. Na última semana, a gestão municipal encaminhou um ofício solicitando uma reunião com o governo do Estado. Contudo, após este diálogo, o governo de Pernambuco decidiu, de forma unilateral, retroceder nas estratégias do plano de reabertura no município, tratando Caruaru de forma isolada, sem levar em conta o contexto da região", diz trecho da nota divulgada pelo município. 

A prefeitura acrescentou que não entendeu os critérios adotados na decisão, mas continuará acatando o decreto.

Leia a íntegra do posicionamento da Prefeitura de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru informa que, assim como tem feito até o momento, continuará seguindo os Decretos do Governo do Estado. Ao longo do período de pandemia, o município tem tomado diversas medidas para enfrentar a propagação da Covid-19. Contudo, por não se tratar de uma cidade isolada e ter conexões com vários outros municípios, existe uma movimentação de pessoas entre toda a região, que compreende cerca de 2 milhões de habitantes.

A Prefeitura reforça que vem trabalhando nos protocolos de segurança para a reabertura do comércio local. Na última semana, a gestão municipal encaminhou um ofício solicitando uma reunião com o Governo do Estado. Contudo, após este diálogo, o Governo de Pernambuco decidiu, de forma unilateral, retroceder nas estratégias do plano de reabertura no município, tratando Caruaru de forma isolada, sem levar em conta o contexto da região.

É importante reforçar que a Prefeitura de Caruaru continuará, como sempre fez durante todo esse período, cuidando da população. Diante da decisão do Governo do Estado, a Prefeitura de Caruaru esclarece que não entende os critérios que estão sendo seguidos para tal decisão, mas continuará acatando o Decreto.

A prefeita da cidade, Raquel Lyra (PSDB), publicou um vídeo com o posicionamento.

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

Boa noite, gente. No final da tarde de hoje, o Governo do Estado informou que Caruaru entrará em limitação das atividades comerciais, devido o aumento de casos de síndromes gripais em nosso município. Esta decisão foi tomada de forma unilateral. Como município, nós iremos cumprir o decreto do Governo do Estado. Seguiremos firmes, trabalhando para cuidar da nossa gente.

Uma publicação compartilhada por Raquel Lyra (@raquellyraoficial) em 23 de Jun, 2020 às 3:00 PDT

 

Bezerros 

Além de Caruaru, o decreto atinge Bezerros, cidade vizinha. O prefeito do município, Breno Borba (PSB), se manifestou por meio de vídeo, dizendo que preocupa-se, mas entende que as medidas são necessárias para tentar frear a contaminação por coronavírus.

"Amigos, na tarde de hoje, fomos comunicados pelo governo do Estado sobre as novas medidas que serão adotadas nas cidades de Bezerros e Caruaru. Muito me preocupa, mas sabemos que são medidas para salvar vidas. Vi nos últimos dias o afrouxamento do isolamento social, mesmo com a pandemia ainda assolando nosso País. Peco mais uma vez: fiquem em casa! Vamos obedecer as medidas nesses dez dias que as novas determinações estarão vigorando, para assim garantirmos nosso futuro e de quem amamos", disse o prefeito.

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

Pronunciamento do prefeito Breno Borba durante esta terc?a-feira (23). “Amigos, na tarde de hoje, fomos comunicados pelo Governo do Estado sobre as novas medidas que sera?o adotadas nas cidades de Bezerros e Caruaru. Muito me preocupa, mas sabemos que sa?o medidas para salvar vidas. Vi nos u?ltimos dias o afrouxamento do isolamento social, mesmo com a pandemia ainda assolando nosso pai?s. Pec?o mais uma vez: fiquem em casa! Vamos obedecer as medidas nesses 10 dias que as novas determinac?o?es estara?o vigorando, para assim garantirmos nosso futuro e de quem amamos”, disse o prefeito em suas redes sociais.

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Bezerros (@prefeituradebezerrospe) em 23 de Jun, 2020 às 4:06 PDT

 

Pernambuco endurece quarentena em Caruaru e Bezerros

Após os municípios de Caruaru e Bezerros, no Agreste de Pernambuco, serem responsáveis por 71% do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Agreste na última semana, o Governo de Pernambuco decidiu restringir o funcionamento das atividades econômicas nas duas cidades e endurecer a quarentena. Do dia 26 de junho a 5 de julho, quem mora nessas cidades só poderá sair de casa para ir a supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde.

Segundo a gestão estadual, a região Agreste pulou de 267 para 358 casos de SRAG na última semana. Em Caruaru, o salto foi de 97 para 152 casos. No município de Bezerros, o avanço foi de 27 para 37 casos."Nossa decisão é de limitar as atividades naquela região de Caruaru e de Bezerros o máximo possível. Apenas as atividades essenciais estarão liberadas e nós vamos fazer uma restrição nas atividades comerciais, visando reduzir a circulação de pessoas ao máximo. Temos que reforçar o fique em casa para que a gente tenha um resultado positivo", disse o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) desta terça-feira, Pernambuco tem 52.831 pessoas infectadas. Desse total, 384 em Caruaru e 56 em Bezerros.

Durante os dez dias, também será permitido o funcionamento das atividades industriais, da construção civil (com 50% da capacidade) e de restaurantes para delivery.

Últimas notícias