Os efeitos da interiorização do novo coronavírus já podem ser sentidos na capital de Pernambuco. A proporção de novos casos da covid-19 no Recife em relação ao Estado sofreu queda e chegou a 21% em junho. Em abril, a porcentagem era de 54%.
Outro indicativo que mostra o alívio na Região Metropolitana é que 65% dos 169 pacientes internados nessa terça-feira (30) nas UTIs dos hospitais de campanha da prefeitura vieram de outros municípios. Apenas 60 são moradores do Recife.
» Coronavírus: Sertão de Pernambuco não avança na retomada gradual em 60 cidades; veja lista
» Pernambuco libera retomada de serviços de escritório em 50 cidades a partir de 6 de julho
» Brasil registra 1.280 mortes nas últimas 24 horas por coronavírus
Segundo o prefeito Geraldo Júlio, a cidade está há 45 dias apresentando redução na incidência da doença. O gestor apresentou os dados na manhã desta quarta-feira (1º) em coletiva de imprensa.
“Depois de todas essas semanas de redução, o mais importante agora é a prevenção, são os cuidados. A higiene, a distância um do outro, o uso da máscara, os cuidados com os grupos de risco e o engajamento no rastreamento. Tudo isso passa a ser mais importante agora”, defendeu.
Em abril, a capital teve 3.723 ocorrências, correspondendo a 54% do total de novos casos em Pernambuco. Um mês depois, quando foi implementada a quarentena de 15 dias em cinco municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), o número de casos subiu para 11.694, e a proporção caiu para 42%. Agora, com 5.182 novos casos somados em junho, foi para 21%.
O fenômeno foi atestado por estudo da Fiocruz Pernambuco, publicado no último dia 19. No início de abril, as cidades do interior respondiam por 29% dos novos registros no Estado. No começo de junho, o percentual chegou a 66%.
Comentários