REIVINDICAÇÃO

Motoristas protestam por reabertura da sede da Uber no Recife

Classe pede que a unidade volte a funcionar de forma presencial, alegando que há problemas que não podem ser resolvidos remotamente

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/07/2020 às 9:26 | Atualizado em 02/07/2020 às 18:44
BRUNO DE CASTRO/DIVULGAÇÃO
Motoristas de aplicativo reunidos em frente à sede da Uber no Recife - FOTO: BRUNO DE CASTRO/DIVULGAÇÃO

Atualizado em 02.07.20, às 18h40

Um grupo de cerca de 20 motoristas de aplicativos e outros profissionais autônomos se reúne em frente à sede da Uber no Recife, localizada na Rua Capitão Lima, no bairro de Santo Amaro, na manhã desta quinta-feira (2). Vinculados à empresa, os motoristas pedem que a unidade volte a funcionar de forma presencial, alegando que há problemas que não podem ser resolvidos remotamente.

A ideia inicial do grupo era paralisar a Avenida Cruz Cabugá, transversal da rua da sede, mas o protesto não obteve a adesão ideal para isso, nem apoio de alguns protestantes. “Talvez não seja interessante para a classe causar esse transtorno”, completou um dos organizadores do protesto, Bruno de Castro.

A reivindicação dos trabalhadores se deve a, em sua maioria, bloqueios indevidos no aplicativo. Este é o caso de Wendel Araújo, de 46 anos. Desempregado, ele conta com a renda das corridas para sustentar a família, mas está impedido de realizá-las desde a última sexta-feira (26). "A gente estava trabalhando normal nessa pandemia quando muitos companheiros, inclusive eu, foram bloqueados [sob explicação de que] a conta tinha sido suspensa."

Ele afirma, ainda, que não consegue entrar em contato pelos contatos indicados pela empresa. "Quando a gente manda o e-mail que aparece, não há retorno. Estamos com as mãos atadas", disse.

Já o motorista José Carlos Veloso, de 58 anos, afirma que o valor das corridas pagas em cartão de crédito não está sendo depositado em sua conta há dois meses. "O dinheiro de corrida que é no cartão não estou recebendo, está retiro. Eles alegam que os dados não batem. Eu só pego alguma parte [do valor] quando recebo em dinheiro. Não consigo resolver sem vir aqui, preciso que eles abram para saber o que está acontecendo".

Resposta da Uber

Por meio de nota, a Uber disse que sua sede na capital pernambucana está temporariamente fechada por causa da pandemia. A empresa informou ainda que a orientação da plataforma é para que os motoristas parceiros que precisem entrar em contato com a Uber utilizem o próprio aplicativo.

Lei a íntegra da nota:

"O Espaço Uber no Recife está temporariamente fechado tendo em vista a pandemia do novo coronavírus e levando em consideração as orientações das autoridades públicas de saúde no combate à COVID-19. Nesse período, a orientação da empresa é para que os motoristas parceiros que precisem entrar em contato com a Uber utilizem o próprio aplicativo.

Os motivos que podem levar à desativação de um usuário ou motorista parceiro variam e estão elencados nos Termos & Condições com os quais todos concordam antes de começarem a usar a plataforma. A avaliação dada pela comunidade é um parâmetro que pode levar à desativação, mas não é o único: fraudes e condutas criminosas, comportamento grosseiro, violento ou inadequado e seguidos cancelamentos injustificados também estão entre os motivos que podem levar uma conta a ser desligada. A Uber não efetua desligamentos de conta em decorrência da inatividade de motoristas parceiros.

Todos que se cadastram para ter uma conta da Uber - sejam usuários ou parceiros - também precisam seguir o Código de Conduta da plataforma. Ele se baseia em três pilares: tratar todas as pessoas com respeito, não colocar a segurança dos demais em risco e o compromisso de obedecer à lei. Violações a esses princípios ou ao termos acordados podem levar à desativação.

Também é fundamental lembrar que todos os motoristas passam por uma checagem de antecedentes criminais antes de poderem dirigir utilizando o aplicativo, conforme determina a Lei Federal, e que a Uber realiza uma rechecagem de segurança periodicamente."

 

Comentários

Últimas notícias