novo horário

Shoppings autorizados a abrir uma hora mais cedo em Pernambuco

Os shoppings estavam funcionando das 12h às 20h. A medida é válida com a condição dos estabelecimentos também fecharem uma hora mais cedo

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 05/07/2020 às 14:22 | Atualizado em 06/07/2020 às 8:16
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Os shoppings só poderão abrir uma hora mais cedo desde que também fechem uma hora mais cedo - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

Foi publicada uma portaria no Diário Oficial de Pernambuco deste domingo (5) que autoriza os shoppings no Grande Recife a abrirem uma hora mais cedo. O novo horário permite que os estabelecimentos possam funcionar das 11h às 19h ou das 12h às 20h (antigo horário estabelecido). A medida também é válida para centros comerciais e praças de alimentações. A questão do horário nos finais de semana devem seguir sem alteração de acordo com a flexibilização adotada.

Depois de 93 dias fechados, pouco mais de três meses desde o dia 21 de março, a reabertura dos shoppings no Grande Recife ocorreu no último 22 de junho. A autorização foi feita pelo governo do Estado desde que os estabelecimentos cumprissem todos os protocolos de higiene e segurança devido à pandemia do coronavírus.

A flexibilização no horário do funcionamento dos shoppings é pleito da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) desde antes da reabertura. Por nota, a Aspece informou que "a medida é importante para atender demandas específicas dos shoppings que funcionam em áreas centrais, para que haja melhor funcionamento com o horário do comércio do entorno", como o Shopping Boa Vista, no Recife; o Shopping Igarassu, em Igarassu e o Shopping Difusora, em Caruaru.

>> Primeiro dia de reabertura dos shoppings no Grande Recife é marcado por movimentação tranquila e cuidados com higienização

Segundo a Apesce, o Shopping Boa Vista confirmou que vai adotar o horário de 11h às 19h a partir da terça-feira (7), enquanto o RioMar Recife não irá adotar a mudança no horário. Os outros shoppings ainda não definiram. Já o Difusora, em Caruaru, deve adotar, mas só quando estiver liberado o funcionamento na cidade.

Dentre todas as 23 recomendações da portaria assinada pelas Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, além da continuidade da suspensão das praças de alimentação para consumo no local, permitido apenas o serviço delivery e a retirada no local, estão inseridas: avaliar a possibilidade de turnos diferentes entre os funcionários, para auxiliar na redução da pressão sobre o sistema público, em especial nos horários de pico; o controle e garantia de acesso ao limite quantitativo de clientes; o funcionamento das 11h às 19h ou 12h às 20h, exceto para as clínicas, laboratórios, bancos, serviços públicos e supermercados localizados dentro do empreendimento; serviços voltados à recreação e prática esportiva nesses locais ainda não estão autorizados, assim como a realização de eventos públicos como shows e apresentações que possam gerar aglomeração de pessoas. 

Caruaru

Depois de 10 dias cumprindo isolamento social mais rígido, Caruaru volta a reabrir o comércio através do Plano de Convivência nesta segunda-feira (6), a partir da 2ª etapa, os serviços essenciais, construção civil com 50% da capacidade, segmento industrial e também o retorno do comércio atacadista. O Diário Oficial e a nota do município de reabertura não citam sobre a possível reabertura do Shopping Difusora, que também está fechado.

Medidas adotadas

Para diminuir a disseminação e propagação do coronavírus nos shoppings, foram adotadas várias medidas de segurança, como o funcionamento com a ocupação máxima permitida limitada a 30% da sua capacidade. No Shopping Riomar Recife, além de todas as medidas adotadas pelo empreendimento, é feita uma atomização três vezes ao dia com produto bactericida.

O Shopping Recife está com 60 ações de segurança e higiene em todo o mall. No estacionamento, uma das medidas é o distanciamento com sinalização para as vagas de motos e bicicletas.

>> Horários dos shoppings do Grande Recife não mudam no final de semana; confira

O Shopping Guararapes realizou modificações na estrutura e reforço na higiene dos ambientes para promover a segurança de quem estiver no centro de compras, a exemplo do cartão do estacionamento, que é liberado por meio de sensor de aproximação da mão.

Já no Patteo Olinda, o controle dos clientes é feito por meio de câmeras de segurança instalada em todas as entradas do centro de compras, e também por meio das cancelas do estacionamento, que informam a quantidade de pessoas dentro do shopping.

O Paulista North Way também investiu no sistema de retirada do ticket do estacionamento por aproximação, reforço no quantitativo de álcool em gel e na equipe de limpeza.

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
RECIFE Centro de compras terá horário de funcionamento ampliado - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
CONTROLE Ampliação do horário não muda a exigência dos protocolos para os funcionários e os clientes - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias