Religião

Padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo também será reverenciada em outras cidades de Pernambuco

Em Vitória, por exemplo, três missas em homenagem à santa serão celebradas ao longo do dia 16

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/07/2020 às 11:17 | Atualizado em 16/07/2020 às 7:04
JAILTON JÚNIOR/JC IMAGEM
Missa da Festa de Nossa Senhora do Carmo - FOTO: JAILTON JÚNIOR/JC IMAGEM

Com adaptações e público bastante reduzido por conta da pandemia do novo coronavírus, a tradicional comemoração em alusão ao dia de Nossa Senhora do Carmo não acontece apenas no Recife, onde a santa é padroeira, mas em todas as outras paróquias do Estado.

De acordo com a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife, o dia de Nossa Senhora do Carmo, comemorado em 16 de julho, faz parte da liturgia de missas de todas as paróquias do Estado. "Lógico que algumas paróquias comemoram com mais festa e outras com menos, mas todas celebram a data", revelou a assessoria do órgão. 

Missas

Na próxima quinta-feira (16), os horários das Santas Missas em cada paróquia do Estado vão acontecer conforme o que foi ajustado entre a comunidade.

Na Basílica Nossa Senhora do Carmo, localizada na área central do Recife, por exemplo, as primeiras celebrações acontecem às 5h e às 7h, enquanto a Missa Solene de Encerramento acontece às 9h. Ainda assim, para dar conta do número de pessoas sem que se provoque aglomerações, mais duas missas serão celebradas, uma às 12h e outra às 15h. Cada cerimônia acontecerá com apenas 30% da capacidade do local, com cerca de 80 pessoas por missa.

Na Basílica, Dom Fernando Saburido irá presidir a cerimônia durante todo o dia. Para participar de forma presencial os fiéis precisam enviar uma mensagem através do WhatsApp com nome completo e número da carteira de identidade para (81) 99723.9140. Os que forem assistir em casa, basta acessar o canal no Youtube da TV Carmelo

Em Vitória de Santo Antão, o padre Rosivaldo Pontes irá presidir três missas em celebração ao dia de Nossa Senhora do Carmo. A primeira celebração acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, localizada em Água Branca, às 15h.

Depois disso, o padre se desloca até a Capela de Nossa Senhora do Carmo, localizada na comunidade de Vila União, para uma missa curta, às 19h. De acordo com a Paróquia, os devotos de Nossa Senhora do Carmo que quiserem acompanhar a missa realizada na capela são orientados a assistir através do FacebookA capela é pequena e apenas 25 fiéis, moradores da própria comunidade, poderão celebrar presencialmente.

"Sei que por conta da data muitos gostariam de visitar a Capela de Nossa Senhora do Carmo e acompanhar a missa por lá, no entanto, acho importante orientar que não venham pessoas de fora da comunidade para que não se formem aglomerações. Precisamos ter bom senso e prezar para o bom andamento da cerimônia", explicou o padre Rosivaldo.

Ao fim do dia, o sacerdote volta à Igreja Matriz para celebrar a última missa, às 19h30. Todas as celebrações serão transmitidas pela página oficial no Facebook da Paróquia

Em Moreno, na Região Metropolitana de Recife (RMR), os fiéis da Paróquia São Sebastião são convidados a participar, de forma online, do Tríduo em Honra a Nossa Senhora do Carmo.

Na quinta-feira (16), a cerimônia acontece a partir das 18h30 e será presidida pelo padre Carlos André de Sales. Toda transmissão será feita através da páginal oficial no Facebook da Paróquia.

Maria José Freitas, de 67 anos, é fiel assídua da Paróquia São Sebastião em Moreno. Infelizmente, por conta da pandemia de covid-19, já faz um bom tempo que Maria não vai à Igreja. No entanto, para ela, o que importa é estar presente nas celebrações, mesmo que de forma online. 

"O dia de Nossa Senhora do Carmo é muito importante pra mim. É um pouco triste não estar na Igreja celebrando, mas dou graças porque hoje temos outros métodos de estar em comunhão com o corpo de Cristo", contou à reportagem do JC. 

Veja o link dos canais de transmissão de algumas paróquias:

Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Boa Viagem: Instagram, Facebook e YouTube.

Paróquia Nossa Senhora das Graças - Curado IV: Facebook e Instagram

Paróquia Santa Antônio de Areias: Facebook e Instagram

Paróquia Santa Rita de Cássia: Facebook

Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz: FacebookInstagram

Paróquia Santo Antônio - Cabo: Facebook e Instagram

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Pirapama: Facebook e Instagram

Paróquia Nossa Senhora do Ó - Ipojuca: Facebook e Instagram

Paróquia São José - Casa Caiada: Facebook

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Escada: Facebook e Instagram

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Mangueira: Facebook

Paróquia Nossa Senhora da Ajuda - Peixinhos/Olinda: Facebook

Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Beberibe: Facebook

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Barro/Recife: Facebook.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima: Facebook e Instagram

Paróquia da Paz - Matriz Afogados: Facebook e Instagram

Paróquia São Pedro Apóstolo: Facebook e Instagram

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Moreno: Facebook

Paróquia Nossa Senhora do Rosário: YouTube.

Comentários

Últimas notícias