sepultamento

Dom Henrique Soares é sepultado em Palmares

Mesmo com as orientações, houve aglomeração na porta da igreja, no momento que o corpo chegou

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/07/2020 às 14:48 | Atualizado em 19/07/2020 às 15:45
REPRODUÇÃO DE VÍDEO/DIOCESE DE PALMARES
Apesar da orientação da Diocese de Palmares, houve aglomeração de fiéis na porta da igreja - FOTO: REPRODUÇÃO DE VÍDEO/DIOCESE DE PALMARES

O sepultamento do Dom Henrique Soares da Costa, bispo da Diocese de Palmares, Zona da Mata de Pernambuco, que faleceu no último sábado (18) de coronavírus, aconteceu neste domingo (19), em Palmares.

>> Dom Henrique Soares, bispo de Palmares, morre aos 57 anos, vítima de coronavírus

A missa exequial foi celebrada às 10h. Por causa da pandemia, participaram apenas seis padres e diáconos, além de outros bispos e familiares de Dom Henrique. A cerimônia foi transmitida pela Diocese de Palmares pela internet. No entanto, na porta da igreja, mesmo com a orientação da Diocese, no momento que o corpo chegou, houve aglomeração de fiéis na porta da igreja.

Trajetória 

Dom Henrique Soares da Costa nasceu no dia 11 de abril de 1963 em Penedo, Alagoas. Aos 18 anos de idade ingressou no seminário de Maceiro e em 1984 concluiu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No período de 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo.

Regressou para o Seminário de Maceió, em 1990 onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.

Foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1992. Como sacerdote, foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009 . Foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió. Também foi professor no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda (PE), e no Instituto Sedes Sapientiae, no Recife.

Foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores. Ainda foi Vigário Episcopal para os leigos e coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes e pela escola diaconal arquidiocesana.

Em 1º de abril de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju. Foi ordenado bispo no dia 19 de junho de 2009, por dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió. Seu lema episcopal era “In Christo Pascere” – “Apascentar em Cristo”.

No dia 19 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Palmares. No Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) era presidente da Comissão Regional Pastoral para Cultura e Educação.

Também foi membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese de Maceió, coordenador da Comissão de Educação Política, articulista em vários jornais da cidade de Maceió, do Jornal da Cidade, em Aracaju e editorialista e articulista do jornal arquidiocesano O Semeador, em Maceió.

Ele foi bispo titular de Acúfida e auxiliar e vigário geral de Aracaju desde 2009. Apresentou o programa dominical Hora Católica, pela Rádio Cultura de Sergipe, foi bispo referencial para os Religiosos do Regional Nordeste III da CNBB, vice-presidente da Região Pastoral Sergipe do Regional Nordeste III.

Luto

Políticos e órgãos da Igreja Católica emitiram notas de pesar pela morte de Dom Henrique. O prefeito de Palmares, Altair Bezerra da Silva Júnior (MDB) decretou luto oficial na cidade por três dias. 

Paulo Câmara, governador de Pernambuco

"Foi com profunda tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo Diocesano de Palmares, vítima da Covid-19. Nesse momento difícil, transmitimos nossa solidariedade e conforto espiritual à família e toda a comunidade católica. Dom Henrique nasceu em Alagoas, mas há seis anos comandava a diocese de Palmares. Ele abraçou toda a região como um defensor incansável da sua fé."

Altair Bezerra da Silva Junior, prefeito de Palmares

"Recebi na noite deste Sábado, com profundo pesar e consternamento, a notícia do falecimento do Bispo da Diocese de Palmares, Dom Henrique Soares.
Dom Henrique estava internando na UTI do Hospital Memoral São José em Recife após complicações da COVID-19.
Seu exemplo de Fé, perseverança e humildade ficará gravado na memória de todos os palmarenses que hoje choram a dor desta partida.
Como Prefeito, participei de inúmeras reuniões com o Bispo Dom Henrique e pude aprender muito com sua sensibilidade e amor pelo próximo nas lutas sociais.
Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a todos seus familiares e amigos.
Estou Decretando nesta data LUTO OFICIAL em Palmares por três dias.
Palmares, 18 de julho de 2020.
Altair Bezerra da Silva Júnior
(Prefeito)"

Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife

"Com profundo sentimento de tristeza, expresso minhas condolências pela morte do irmão no Episcopado Dom Henrique Soares da Costa ao Clero e fiéis da Diocese de Palmares, sufragânea da Arquidiocese de Olinda e Recife, a seus familiares e amigos, dizendo: “Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. Ele nos console em todas as nossas aflições, para que com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda qualquer aflição” (1Cor 1, 3-4).
A Dom Henrique Soares, quem o Senhor chamou para ser sucessor dos apóstolos, Deus lhe conceda poder associar-se a eles no convívio eterno, para receber do supremo Pastor a coroa imperecível da glória.
Unamo-nos em oração por seu descanso eterno e pelo consolo de todos que choram a sua partida.

Recife, 19 de julho de 2020
Dom Antônio Fernando Saburido
Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife"

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil 

"É com pesar que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) compartilha a dor da perda de dom Henrique Soares da Costa, bispo diocesano de Palmares (PE), vítima da Covid-19. A CNBB expressa sua solidariedade aos diocesanos e familiares de dom Henrique Soares, ao Regional Nordeste 2 que, em pouco tempo, perde o terceiro bispo.
Rezamos pelo descanso eterno desses bispos, particularmente hoje por dom Henrique Soares, e também pelas inúmeras vítimas desta pandemia do novo Coronavírus. Que o Deus da vida a todos console e fortaleça.

Brasília-DF, 18 de julho de 2020

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB"

Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

"O Regional Nordeste II da CNBB, diante do falecimento de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Palmares (PE), solidariza-se, na fé e na caridade, com a referida Diocese e com os familiares do prelado. Dom Henrique nos deixa, depois de ter servido à Igreja com generosidade e doação.

Rendemos graças a Deus pelo dom de sua vida e pela fecundidade do seu ministério pastoral. Elevamos nossas súplicas pelo clero, religiosos, religiosas e pelos fiéis leigos da Igreja de Palmares, contristados pela morte do seu pastor e pai. Que sejam confortados pelo Sagrado Coração de Jesus e pela certeza de que “Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos há de ressuscitar com Jesus, e nos fará comparecer diante dele” (2Cor 4,14).

Imploramos a Deus, por intercessão da Virgem Maria, que, com o abraço terno de sua compaixão, acolha em sua Casa este servo bom e fiel e o faça participante dos bens do seu Reino e da alegria eterna, reservada aos justos."

Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

"Quero externar meus sentimentos pelo falecimento de dom Henrique Soares da Costa, bispo da Diocese de Palmares. A perda de cada irmão, nessa crise sanitária que enfrentamos, nos entristece muito. Mas a perda de um líder deixa desolada toda uma comunidade, que deixa de contar não apenas com sua pessoa, mas a sua referência e seus ensinamentos. Dom Henrique tinha o respeito da sociedade pela sua trajetória. Deixo minha solidariedade aos diocesanos de Palmares, aos familiares de dom Henrique e amigos que sentem esta triste partida. Pela sua dedicação pastoral à obra de Cristo, acredito que sua missão será recompensada com a graça divina.

Deputado Eriberto Medeiros
Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco"

Fernando Bezerra Coelho, senador

"Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento do Bispo Dom Henrique Soares, da Diocese de Palmares. Dom Henrique cumpriu uma trajetória de dedicação à Igreja e aos mais vulneráveis. Deixa como legado ensinamentos de fé e humildade. Que Deus possa confortar a todos neste momento de dor e pesar.
Senador Fernando Bezerra Coelho"

Amupe

"A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) lamenta profundamente o falecimento de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo Diocesano de Palmares, que morreu vítima da Covid-19. Nossa solidariedade aos seus familiares e a comunidade católica da região. Dom Henrique era alagoano e estava servindo a diocese de Palmares há seis anos".

 

Comentários

Últimas notícias